14 Ferramentas de DP para otimizar a gestão de pessoas

Conheça as 14 principais ferramentas de DP para otimizar a gestão de pessoas e automatizar processos para a sua equipe.

Se você é um profissional que lida com planejamentos estratégicos, gestão de colaboradores ou executa tarefas burocráticas, já deve saber como o uso de ferramentas de DP pode facilitar a sua rotina e demandas, não é mesmo?

Apesar da diferença nos papeis do DP e do RH, algo em comum é que suas atividades determinam a satisfação dos colaboradores e a credibilidade do negócio.

Sendo esses processos importantes para o funcionamento da empresa, sem espaço para erros, já pensou como você e sua equipe poderiam ser muito mais eficientes com o auxílio de ferramentas?

Para isso, reunimos 14 ferramentas de DP que ajudam na automatização de processos para trazer mais rapidez, organização e qualidade para as entregas de sua equipe.

Acompanhe a leitura!

Por que utilizar ferramentas de DP?

As ferramentas de DP tem o objetivo de otimizar os processos e facilitar o dia a dia de uma equipe. Elas garantem, principalmente:

  • Maior qualidade nos serviços;
  • Agilidade para a sua equipe;
  • Facilidade na prestação de contas;
  • Proteção contra multas trabalhistas;
  • Padronização de processos;
  • Redução de retrabalho, pois você diminui os erros;
  • Economia de tempo.

O Departamento Pessoal lida com tarefas burocráticas e financeiras que envolvem processo de admissão, pagamento de benefícios, folha de pagamentos, rescisões e etc. Enquanto o RH cuida da gestão de colaboradores, o que envolve planejamento, criação de políticas e metodologias. 

Esses são os departamentos que mais sofrem com os gargalos do operacional. Desde a gestão de benefícios corporativos até a folha de pagamento, são várias as tarefas que acabam sendo executadas através de planilhas preenchidas manualmente.

Mas, veja, as planilhas também podem falhar. Segundo a associação europeia especialista em riscos de gerir processos por planilhas, a EuSpRIG, 90% das planilhas contém graves erros de cálculos.

Com os benefícios do uso de ferramentas de DP e sem sobrecarga de tarefas manuais, sua equipe terá mais tempo e energia para uma gestão mais estratégica e uma leitura mais analítica dos processos.

Esses elementos são indispensáveis para os resultados financeiros de uma empresa, não é mesmo?

ferramentas de dp

Quais são as principais ferramentas de DP?

Para otimizar a gestão de processos e a organização das informações dos colaboradores e da empresa, o Google Drive e a Asana são as principais ferramentas utilizadas. 

Sua capacidade de armazenar e compartilhar documentos, centralizar grande quantidade de arquivos, além de monitorar atividades de rotina são alguns dos motivos para a adoção.

Porém, além dessas, há diversas ferramentas voltadas para diferentes setores do DP, desde o controle de ponto e cálculo de folha até a comunicação interna e o gerenciamento de benefícios. 

Listamos abaixo ferramentas específicas para necessidades de cada área dentro do Departamento Pessoal.

1. Gestão da folha de pagamento

A gestão da folha de pagamento envolve o cálculo preciso de salários, adicionais, impostos e benefícios. Esse processo exige atenção aos detalhes para garantir o cumprimento das obrigações legais e contábeis, evitando erros que possam resultar em sanções e multas para a empresa. 

Nesse contexto, os softwares de folha de pagamento automatizam e agilizam cálculos, garantindo que todas as variáveis sejam consideradas, como horas extras, adicionais noturnos e demais encargos trabalhistas. Além disso, asseguram que os pagamentos sejam realizados de forma correta e dentro do prazo. 

Veja alguns exemplos de ferramentas de folha de pagamento abaixo:

  • ADP: suas funcionalidades envolvem cálculo e gestão da folha, compliance com as legislações previdenciárias e trabalhistas nacionais, além de disponibilizar suporte online e relatórios mensais de RH e de folha de pagamento;
  • Totvs: ferramenta nacional que oferece a solução completa para o RH, incluindo a automação de processos de férias, envio das informações das folhas ao eSocial e também fornece relatórios personalizados de gestão;
  • Factorial: a plataforma centraliza controle de ponto, férias, ausências e atestado médico, realiza avaliação de desempenho, documentos e assinatura digital, além de executar o recrutamento, onboarding e offboarding de colaboradores;
  • HCM Senior: este software permite uma gestão completa da folha de pagamento, gerencia dados de cadastro dos colaboradores e também envia as informações das folhas ao eSocial.

2. Controle de ponto digital

O controle de ponto digital é uma ferramenta utilizada para a gestão da jornada de trabalho, ajudando as empresas a monitorar a frequência dos colaboradores. 

Esse sistema faz o registro automático das horas trabalhadas independente de onde esteja. Isso elimina processos manuais e traz maior precisão ao acompanhamento de entradas, saídas, horas extras e intervalos — dados utilizados para o fechamento da folha de pagamento.

Alguns exemplos de ferramentas de controle de ponto digital incluem:

  • Ponto Tel: este sistema permite o registro de ponto por meio de dispositivos móveis, realiza a gestão da frequência da equipe, e oferece integração com a folha de pagamento;
  • Ahgora: com funcionalidades como registro de ponto via app, biometria e QR Code, oferece dashboard para a gestão de colaboradores espalhados em várias unidades, escalas de trabalho, registro de atividades e qualificação do tempo, além de app para líderes;
  • DOT8: único sistema de folha de ponto da nossa lista com um módulo de monitoramento dos riscos trabalhistas por meio de dashboards, alertas de horas extras, DSR e outros indicadores. Ainda oferece assessoria e auditoria trabalhista, além de terceirização da folha de ponto.

3. Software gestão de benefícios automatizado

Além do pagamento dos benefícios, o Departamento Pessoal também é responsável por gerenciar esses incentivos para atender às necessidades dos colaboradores. 

Por isso, utilizar plataformas automatizadas facilita o controle dos benefícios oferecidos, como vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte e assistência médica, por exemplo. Essas ferramentas permitem a personalização dos benefícios para atender diferentes perfis de colaboradores.

Por meio de sistemas, como o eConsig, o DP pode gerenciar e personalizar os benefícios oferecidos, ajustando-os conforme as necessidades de diferentes grupos de colaboradores. 

O eConsig é um software automatizado de gestão de benefícios consignados sem burocracia. Ele facilita diversos processos de RH, dentre eles:

  • Cálculo da folha de pagamento feito de forma automatizada;
  • Acesso em tempo real às informações sobre a margem consignável dos colaboradores;
  • Segurança e privacidade dos dados dos usuários.

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4. Processos de admissão e rescisão online

Ferramentas digitais para admissão e rescisão de colaboradores automatizam etapas burocráticas do processo de contratação e de desligamento. 

Durante a admissão, esses sistemas ajudam a organizar documentos e dados pessoais de forma segura, além de permitir a assinatura digital de contratos. Na rescisão, eles também garantem uma transição tranquila, auxiliando na emissão de documentos obrigatórios e em cálculos de verbas rescisórias.

Com a possibilidade de realizar contratações e demissões de forma digital, as empresas ganham algumas vantagens, como:

  • Garantia do cumprimento da legislação trabalhista;
  • Agilidade nos processos de admissão e demissão;
  • Maior produtividade para o RH e DP;
  • Modernização na gestão de documentos.

A Admissão Digital da TOTVS permite admitir e desligar funcionários de forma rápida e fácil. O candidato recrutado, por exemplo, pode ser enviado diretamente para a página de abertura do processo para dar início a sua admissão.

Outra ferramenta útil para rescindir contratos online é a JobConvo. Com ela é possível aplicar o histórico de reajustes, dissídios, cargos e benefícios dos funcionários que estão de saída. Tudo para agilizar o andamento do processo de demissão do colaborador.

5. Ferramentas de Inteligência Artificial

As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) estão transformando o Departamento Pessoal ao auxiliar em tarefas como atendimento aos colaboradores e análise de dados

O uso de IA generativa, como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, é cada vez mais comum, pois permite ao DP analisar grandes volumes de dados, identificar tendências, repetições e erros — bases importantes para a tomada de decisões estratégicas.

Além disso, é possível aprimorar a gestão de pessoas, como acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e contribuir estrategicamente para o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

6. Software de treinamento e desenvolvimento profissional para DP

O Departamento Pessoal é responsável pela promoção de programas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Ferramentas de gestão de treinamento possibilitam que o DP crie, organize e monitore programas de capacitação, facilitando o aprendizado contínuo dentro da organização. 

Esses sistemas ajudam a melhorar o engajamento e a qualificação dos colaboradores, alinhando seus objetivos de desenvolvimento com as metas da empresa.

Plataformas como LinkedIn Learning e iSpring, por exemplo, oferecem recursos para criar conteúdos de treinamento online e acompanhar o progresso dos funcionários. 

Com essas ferramentas, o DP pode personalizar os programas de capacitação, monitorar o desempenho dos participantes e ter um ambiente de aprendizagem enriquecedor.

7. Sistemas do governo

Para garantir que os processos do DP estejam sempre em dia e de acordo com a legislação, sistemas governamentais, como o eSocial e o Portal de Serviços da Receita Federal (antigo e-CAC) são indispensáveis. 

Essas plataformas centralizam o envio das informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, ajudando as empresas a cumprir suas obrigações legais de forma rápida e organizada.

O eSocial é um sistema informatizado da Administração Pública que facilita o envio de dados relacionados a contratações, afastamentos, desligamentos e demais eventos do contrato de trabalho. 

Já o Portal de Serviços da Receita Federal, que substituiu o antigo e-CAC, permite o acesso a informações fiscais e serviços tributários importantes para a empresa.

8. Ferramentas para compliance e segurança de dados no DP (H3)

A segurança dos dados dos colaboradores é uma prioridade para o Departamento Pessoal, e ferramentas de compliance garantem que essas informações sejam protegidas conforme as exigências da LGPD

A função das ferramentas de proteção de dados é controlar o acesso a informações confidenciais, reduzindo o risco de vazamento de dados e promovendo a transparência no uso das informações dos colaboradores.

O Kickidler, por exemplo, oferece monitoramento de dados e controles de acesso. Nele, apenas pessoas autorizadas podem acessar informações sensíveis. 

Ou seja, além de evitar o vazamento de dados, também investiga incidentes e avalia a eficiência dos funcionários. Veja as principais utilidades do Kickidler:

  • Impede capturas de tela com dados confidenciais;
  • Envia notificações sobre incidentes e atividades suspeitas;
  • Proíbe a utilização de dispositivos USB para evitar a cópia de dados corporativos;
  • Identificação facial para identificar o acesso não autorizado a um computador;
  • É compatível com Windows, Linux, MacOS e diversos servidores.

9. Plataformas de armazenamento na nuvem

O armazenamento na nuvem permite que o Departamento Pessoal organize e compartilhe documentos com segurança e facilidade. 

As plataformas mais utilizadas, como Google Drive, OneDrive e Dropbox, trazem espaço para editar, assinar e centralizar o armazenamento de documentos de colaboradores, folhas de pagamento e relatórios.  

Essas plataformas facilitam a colaboração e o compartilhamento seguro de informações, evitando o uso de papéis e reduzindo os riscos de perda de dados, já que o acesso aos dados é feito de forma controlada pela equipe.

10. Ferramentas de gestão de projetos

Para organizar tarefas e acompanhar o andamento de projetos, utilize ferramentas de gestão de projetos, como Trello, Asana e Miro. Elas facilitam a criação de quadros e listas de tarefas. 

Assim, fica mais fácil coordenar atividades como treinamentos, avaliações de desempenho e campanhas de engajamento. 

Essas plataformas melhoram a visualização e o acompanhamento do progresso das atividades e trazem mais colaboração entre a equipe. Com funções de atribuição de tarefas e prazos, o DP pode gerenciar projetos de forma organizada para que prazos e metas sejam cumpridos.

11. Softwares de Gestão de Férias e licenças

A gestão de férias e licenças é uma responsabilidade importante do DP, e, ferramentas dedicadas a essas tarefas, facilitam o controle das ausências dos colaboradores.

A Convenia é uma ferramenta que permite registrar e monitorar pedidos de férias, afastamentos e licenças, automatizando cálculos e evitando conflitos de datas.

Assim, o setor poderá organizar melhor a distribuição de ausências, garantir um planejamento estratégico da equipe e evitar faltas desnecessárias. 

Além disso, a automação do processo de cálculo de férias garante que os colaboradores recebam corretamente os valores a que têm direito.

12. Ferramentas de People Analytics para DP

O People Analytics é uma metodologia que coleta, organiza e analisa dados de forma estratégica, visando transformar informações gerenciais em dados úteis para a tomada de decisão.

Assim, o Departamento Pessoal tomará decisões com base em dados e estatísticas sobre o comportamento dos colaboradores a partir de métricas sobre engajamento, produtividade e satisfação.

Ferramentas como Bizneo HR, Mindsight, Populis e Factorial são voltadas para o uso prático do people analytics no setor. Com isso, fica mais fácil identificar padrões e tendências, necessários para o planejamento de ações de melhoria no ambiente de trabalho.

13. Agenda integrada com a equipe

Garantir uma agenda integrada é uma parte importante das funções do DP para que compromissos e prazos sejam cumpridos, principalmente aqueles relacionados às obrigações trabalhistas.

Por isso, é interessante utilizar o Google Agenda para que, assim,  a equipe:

  • Organize seus compromissos e compartilhe horários importantes com outros membros;
  • Evite conflitos de horários;
  • Garanta que todos os colaboradores sejam informados sobre prazos importantes;
  • Planejem e coordenem atividades, melhorando a comunicação e evitando esquecimentos. 

Ainda é possível ativar alertas e notificações automáticas. Assim, o DP pode acompanhar todas as tarefas, prazos e reuniões de forma organizada.

14. Plataformas para comunicação interna

A comunicação interna faz parte do dia a dia de uma empresa e é extremamente importante para a coesão da equipe e o alinhamento das informações. 

Através de ferramentas de DP, a equipe mantém o contato contínuo, alinhamentos internos, agendamento de reuniões e o compartilhamento rápido de informações com a equipe e com demais setores da empresa, por exemplo.

Veja abaixo algumas ferramentas disponíveis para a comunicação interna:

  • Google Meet;
  • Gmail;
  • Bitrix24;
  • Slack;
  • Microsoft Teams;
  • Zoom.

Conclusão

Como vimos, as ferramentas de DP servem para otimizar rotinas e aumentar a produtividade da equipe. Elas facilitam processos críticos, como folha de pagamento, controle de ponto, benefícios e comunicação interna, tornando o trabalho mais preciso.

Mas lembre-se, faça uma escolha criteriosa de ferramentas que realmente atendam às demandas específicas do DP e do RH, de maneira organizada e mantendo a conformidade com a legislação, sem deixar de atender às necessidades dos colaboradores.

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Perguntas frequentes

Confira as principais dúvidas e respostas sobre rotinas e ferramentas para DP.

Quais programas são usados no Departamento Pessoal?

Diversos programas podem ser utilizados, incluindo softwares para folha de pagamento (como ADP e Totvs), controle de ponto (Ponto Tel e Ahgora), e plataformas de benefícios, como eConsig.

Quais são os sistemas de departamento pessoal?

Os sistemas de DP incluem sistemas de gestão de folha de pagamento, plataforma de recrutamento e seleção, ferramenta de avaliação de desempenho, solução de automação de processos, aplicativos de comunicação interna, dentre outros.

Quais são as 5 principais rotinas do departamento pessoal?

As principais rotinas do DP envolvem a parte burocrática e administrativa na relação entre a empresa e o funcionário, como a gestão da folha de pagamento, controle de ponto, administração de benefícios, processos de admissão e rescisão e a organização de férias e licenças.

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