Confira o Código de Conduta dos Fornecedores e Parceiros Comerciais da empresa.
A empresa está em Compliance e você sabe a importância disso?
Essencial e em constante evolução diante de um mercado dinâmico, o Compliance é o elo entre os objetivos comerciais das Instituições com a preservação dos seus valores. Ele vem ganhando projeção significativa no Brasil e no mundo com o aumento das exigências dos agentes reguladores.
eConsig se antecipou neste cenário e criou o seu Programa de Compliance com intuito de aprimorar as suas práticas de gestão e reforçando ainda mais a união entre a ética, a integridade e segurança da informação, características já conhecidas pelos clientes e parceiros da empresa há mais de 20 anos de atuação.
Pilares que afirmam a transparência e compromisso do nosso negócio:
- Análise de Perfil e Riscos
- Regras e Instrumentos
- Monitoramento Contínuo
- Comprometimento e apoio da Alta Direção
Políticas Institucionais
A política de ESG da empresa visa nortear a atuação da empresa frente às questões de responsabilidade ambiental, social e de governança, demonstrando o compromisso da organização em garantir o cumprimento das determinações legais e regulamentares vigentes na condução de seus negócios, de forma sustentável e gerando valor para a sociedade.
São nossas diretrizes:
Ambientais:
- Assegurar o cumprimento da legislação ambiental vigente e outros requisitos aplicáveis;
- Equilibrar o desenvolvimento econômico da organização à sua responsabilidade ambiental, envidando esforços para garantir o uso sustentável dos recursos naturais, a eficiente gestão de resíduos (incluindo, sempre que possível, o processo de reciclagem desses) e a restauração florestal;
- Exigir a mesma responsabilidade ambiental de seus principais parceiros comerciais;
- Realizar iniciativas que promovam impactos positivos sobre o meio ambiente e a comunidade local;
- Promover treinamentos e ações de comunicação ambientais, de forma periódica, para garantir que os colaboradores estejam cientes de suas responsabilidades e da importância de sua atuação ativa frente a estas questões.
Sociais:
- Equilibrar o desenvolvimento econômico da organização à sua responsabilidade social;
- Proibir e combater o trabalho infantil, forçado ou compulsório, as práticas de discriminação em todas suas formas, assédio moral e sexual, valorizando, em todas as suas frentes, a diversidade, igualdade e inclusão;
- Exigir a mesma responsabilidade social de seus principais parceiros comerciais;
- Realizar iniciativas sociais que promovam impactos positivos sobre a sociedade;
- Promover a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, incluindo a capacitação e/ou conscientização de gestores, lideranças e de empregados a respeito do tema da equidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho;
- Fomentar a capacitação e a formação de mulheres para o ingresso, a permanência e a ascensão no mercado de trabalho em igualdade de condições com os homens;
- Promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre mulheres e homens, além da equidade salarial, possibilitando a igualdade de remuneração e paridade salarial entre mulheres e homens, que ocupem o mesmo cargo;
- Promover treinamentos, ações de comunicação e campanhas relativas aos aspectos sociais, de forma periódica, para garantir que os colaboradores estejam cientes de suas responsabilidades e da importância de sua atuação ativa frente a estas questões;
- Promover a saúde, segurança e qualidade de vida dos colaboradores, considerando as diferenças entre os gêneros, além de prover a capacitação dos empregados para o exercício de suas funções.
Governança:
- Promover e fortalecer uma cultura de ética, transparência e integridade na condução dos processos e dos negócios da organização, junto aos colaboradores, parceiros comerciais e demais partes interessadas;
- Reforçar o compromisso da organização e de seus colaboradores quanto aos princípios e regras dispostos nos Códigos de Ética (interno e externo);
- Combater ações de corrupção, suborno, conflitos de interesse, entre outras, detalhadas na Política de Compliance e Antissuborno da organização;
- Equilibrar o desenvolvimento econômico da organização às melhores práticas de governança;
- Reforçar a transparência, divulgando informações de caráter social, ambiental e de governança, através dos relatórios anuais da organização;
- Estabelecer objetivos e metas adequados e proporcionais à realidade da organização, além de indicadores pertinentes, de forma a garantir a melhoria contínua do desempenho sustentável da organização;
- Manter e investir na melhoria contínua dos controles de governança, garantindo a manutenção das certificações conquistadas pela organização;
- Manter Canal de Denúncia disponível e acessível para todas as partes interessadas, para reportes de quaisquer ações que violem esta política.
Versão 02 (08/10/24)
A Política de Qualidade da organização tem como objetivo fornecer um serviço que atenda de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades dos nossos clientes.
São nossas diretrizes:
- Assegurar compromisso com a satisfação dos nossos clientes através do fornecimento de serviços que atendam e superem suas expectativas;
- Buscar a excelência na execução de serviços, mediante a melhoria contínua dos processos do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Assegurar o controle de processos executados por terceiros;
- Estabelecer indicadores que reflitam os resultados do Sistema de Gestão de Qualidade e divulgá-los para os colaboradores;
- Investir na conscientização e capacitação dos colaboradores, incentivando a criatividade, a partilha de conhecimentos e promovendo desenvolvimento social e profissional;
- Efetuar o monitoramento, medição e análise dos processos, com foco na prevenção de falhas;
- Registrar e tratar não conformidades identificadas por meio de ações corretivas eficazes;
- Monitorar e cumprir requisitos legais aplicáveis e requisitos de clientes;
- Manter um programa de auditorias para verificação de conformidade dos processos do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Buscar pioneirismo e inovação tecnológica, investindo constantemente no aprimoramento do sistema eConsig e dos serviços que prestamos.
Versão 03 (01/08/2024)
A política de Compliance da organização visa nortear através de suas diretrizes todas as ações da organização e seus colaboradores, demonstrando nosso compromisso em garantir o cumprimento das determinações legais e regulamentares vigentes; agindo com ética, idoneidade e transparência na condução de nossos negócios.
- A organização zela pelo cumprimento da Lei Anticorrupção e demais requisitos legais, Regulamentares e normativos aplicáveis à organização;
- Prover treinamentos periódicos para garantir que todos os colaboradores estejam cientes de suas responsabilidades e da importância de respeitarem o Código de Conduta e Ética da organização, assim como suas políticas, normas e procedimentos;
- Atuar de forma preventiva buscando evitar riscos de perdas e fraudes, proibindo e combatendo possíveis ações de corrupção, suborno, conflitos de interesse e lavagem de dinheiro; além de condutas que possam causar prejuízos materiais e danos à imagem da organização;
- Manter canais de Ouvidoria e Denúncia disponíveis e acessíveis para todas as partes interessadas;
- Manter função de compliance com a autoridade e independência necessárias, reportando-se diretamente a Alta Direção;
- Promover um ambiente participativo e inclusivo no trabalho, através de comunicação aberta e transparente entre todos os níveis da organização, incentivando o questionamento respeitoso, propositivo e construtivo em todas as suas atividades;
- Manter normas claras para patrocínios, doações, hospitalidades, entregas e recebimento de brindes e presentes;
- Realizar análise de riscos e oportunidades periódicas;
- Estabelecer indicadores que reflitam os resultados do Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno, possibilitando sua análise crítica e ações para o alcance de seus objetivos;
- Manter planos de Continuidade de Negócio atualizados;
- Garantir programas de auditoria e due-diligence que analisem as operações da organização na busca por indicativos que possam sinalizar risco para organização;
- Garantir a melhoria contínua do Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno através do comprometimento de todos, notadamente dos componentes da Alta Direção
Versão 03 (02/10/24)
A política de Segurança da Informação e Privacidade da empresa tem como objetivo garantir a proteção das informações que tratamos quanto aos aspectos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e privacidade.
- Garantir o monitoramento e cumprimento dos requisitos legais, normativos e de clientes aplicáveis à organização;
- Investir na conscientização e capacitação dos colaboradores, incentivando a criatividade, a partilha de conhecimentos e promovendo desenvolvimento social e profissional;
- Estabelecer indicadores que reflitam os resultados do Sistema de Gestão de Segurança da Informação e divulgá-los;
- Assegurar que os colaboradores tenham ciência de suas responsabilidades em relação à segurança e privacidade dos dados tratados pela empresa;
- Manter um programa de Gestão de Continuidade de Negócios;
- Assegurar que toda informação deverá ser classificada, de forma a garantir a sua confidencialidade;
- Monitorar e controlar o acesso físico às dependências da empresa;
- Monitorar e controlar o acesso lógico aos sistemas e aplicativos disponibilizados pela organização aos colaboradores, terceiros e prestadores de serviço;
- Assegurar aos colaboradores, terceiros e prestadores de serviços que os recursos e informações disponibilizados são de propriedade da empresa;
- Manter um programa de auditorias para verificação de conformidade dos processos do Sistema de Gestão de Segurança da Informação;
- Registrar os eventos e incidentes identificados e garantir que serão tratados por meio de ações corretivas eficazes;
- Manter um programa de Gerenciamento de Riscos e Vulnerabilidades;
- Garantir a melhoria contínua do sistema de gestão através do comprometimento de todos, notadamente dos componentes da Alta Direção.
Versão 04 (01/08/2024)
Confira o Código de Conduta e Ética da empresa.
Confira a Cartilha de Combate à Discriminação de Gênero e Raça e Promoção da Equidade e Diversidade.
Baixe aqui
Estrutura Organizacional
- Délber Lage – CEO;
- Cristiana Barreto – Presidente;
Diretores Executivos (reportam à Presidente)
- Aretuza Carvalho – Diretora Administrativo, Receitas e Recursos Humanos
- Eloi Rezende – Diretor Governança, Risco e Compliance
- Maria Raquel Torres – Diretora de Tecnologia e Operação
- Robert Parreiras – Diretor Comercial
- José Vieira – Executivo de Relações Institucionais