7 ações de sustentabilidade corporativa para o RH

Implementar ações de sustentabilidade corporativa pode trazer resultados muito interessantes para a sua organização. E o RH tem um papel fundamental nesse processo. Entenda tudo aqui!

A preocupação com a sustentabilidade não é novidade para as organizações, mas, é fato que ela tem se tornado cada vez mais relevante no cenário corporativo. 

Para o setor de RH, essa temática assume um outro papel, uma vez que ele é responsável por engajar os colaboradores e criar práticas que promovam o desenvolvimento sustentável dentro da empresa. 

Por isso, veja aqui 7 ações que o RH pode adotar para promover a sustentabilidade corporativa, contribuindo para uma gestão mais responsável dentro da empresa.

e-Book Employer Branding

Qual é o conceito de sustentabilidade?

Em linhas gerais, a sustentabilidade é a capacidade de suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas. Isso implica considerar não apenas aspectos econômicos, mas também sociais e ambientais. 

As empresas que buscam a sustentabilidade adotam práticas que visam o equilíbrio entre esses três pilares, que é o que chamamos de ESG (Environmental, Social and Governance).

Qual é a importância da sustentabilidade?

Empresas que adotam uma abordagem sustentável encontram vantagens competitivas no mercado. Além de atender às expectativas da sociedade por práticas éticas, socialmente responsáveis e ecologicamente corretas, elas reduzem custos operacionais, atraem e retêm talentos qualificados e minimizam riscos legais e de reputação.

Isso é comprovado! Dados de uma pesquisa veiculada pela Forbes mostram que 82% dos brasileiros veem a sustentabilidade um tema importante para o cotidiano.

E mais, 37% dos entrevistados nesta pesquisa, que contou com a participação de 2.203 pessoas, afirmaram já terem deixado de consumir produtos das empresas que não aderiram à agenda de preservação. 

Outra pesquisa revela que cerca de 60% das indústrias já estão preocupadas com essa questão. Além disso, 45% dos empresários disseram exigir certificados ambientais de seus fornecedores na hora de fechar um contrato e 52% das empresas precisaram comprovar suas ações sustentáveis para assinar acordos.

Essa mudança de paradigma implica um compromisso com a integração de práticas sustentáveis em todos os aspectos da operação empresarial. 

Desde a gestão de resíduos até a promoção da diversidade e inclusão, as empresas estão descobrindo que a sustentabilidade não é apenas uma estratégia de responsabilidade social, mas também uma fonte de inovação, eficiência e resiliência nos negócios.

Como a empresa pode construir um modelo de negócios sustentável?

Construir um modelo sustentável requer a atenção de toda a empresa e, por isso, o RH precisa participar desse processo ativamente. 

Veja alguns passos simples para construir um modelo de negócios mais sustentável:

  1. Promover a conscientização e o engajamento dos colaboradores

    Através de treinamentos, campanhas e incentivos.

  2. Desenvolver políticas que promovam a sustentabilidade

    Em todas as áreas da empresa.

  3. Utilizar métricas e indicadores

    Para monitorar o desempenho ambiental e social da empresa, e realizar avaliações periódicas para identificar oportunidades de melhoria.

  4. Fazer parcerias fortes com fornecedores, clientes e parceiros

    Desde que compartilhem dos mesmos valores e estejam comprometidos com a sustentabilidade.

  5. Manter a transparência e a prestação de contas

    Em relação às práticas da empresa, comunicando os resultados alcançados e os desafios enfrentados.

  6. Investir em inovação e tecnologia

    Para desenvolver soluções sustentáveis e reduzir o impacto ambiental das operações da empresa.

  7. Buscar certificações e reconhecimentos

    Uma vez que eles atestam para o mercado o compromisso da organização com a sustentabilidade.

7 ações de sustentabilidade corporativa para o RH implementar

Para construir um plano sustentável e promover a responsabilidade corporativa, separamos 7 ações que o RH pode adotar para contribuir com a empresa:

  1. Digitalização do RH
  2. Promoção da diversidade e inclusão
  3. Gestão de resíduos
  4. Transporte sustentável
  5. Programas de voluntariado
  6. Educação Ambiental
  7. Certificação ESG

Veja mais detalhes sobre cada uma:

1. Digitalização do RH

Transformar os processos e documentos físicos em digitais pode aumentar — e muito — tanto a eficiência, quanto a produtividade, além de reduzir o consumo de papel e outros recursos naturais do setor. 

Ao migrar para sistemas digitais e softwares de RH para gerenciar processos, bem como utilizar a automação na gestão de pessoas, como cálculo automático de folhas de pagamento, benefícios corporativos, comunicação interna assertiva, gestão de talentos, o RH contribui para a sustentabilidade ambiental da empresa.

Esse tipo de abordagem permite que a área se torne referência em RH digital, que prioriza e aplica inovações em seu cotidiano.

Saiba mais em: 7 ferramentas de RH Digital que você precisa conhecer!

2. Promoção da diversidade e inclusão

Incentivar um local de trabalho mais diverso e inclusivo desde a contratação não só é moralmente correto, mas também traz outros benefícios para a empresa, contribuindo para sua governança, colaboração dentro das equipes e impacto social. 

Leve seu RH a outro nível -  Conheça o eConsig

O trabalho de equipes diversas tende a trazer mais inovação e criatividade para a empresa. Além disso, promove a igualdade de oportunidades e ajuda a criar uma cultura organizacional mais forte com o passar do tempo.

3. Gestão de resíduos

Toda empresa pode implementar práticas de gestão de resíduos, como a separação e descarte adequado de materiais que já não tem mais uso, para reduzir o impacto ambiental das suas operações. 

O RH pode atuar ativamente ao liderar iniciativas para conscientizar os funcionários sobre a importância da redução de resíduos, ensiná-los a seguir os procedimentos necessários e implementar políticas de redução de desperdício.

4. Transporte sustentável

Outra forma de colocar a sustentabilidade em prática dentro da organização é incentivando que os funcionários adotem formas de transporte sustentáveis.

Seja através do uso de transporte público, por meio de caronas solidárias ou estímulo ao uso de bicicletas, essa mudança no deslocamento entre casa e trabalho pode contribuir muito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a sustentabilidade ambiental.

5. Programas de voluntariado

Facilitar e promover programas de voluntariado entre os funcionários é uma maneira de envolver a equipe em questões sociais e ambientais. 

O RH pode colaborar com organizações locais para oferecer oportunidades de voluntariado que estejam alinhadas com os valores e objetivos da empresa.

A Zetra, por exemplo, criou uma iniciativa chamada Programa Implanta e Planta, em que plantamos novas árvores a cada novo cliente ou renovação de contrato, e, dessa forma, contribuímos para a recomposição de árvores nativas no bioma Mata Atlântica, por meio da ONG Iniciativa Verde e o Plano Conservador da Mantiqueira.

6. Educação ambiental

Promover a conscientização e educação ambiental entre os funcionários é um passo importantíssimo para criar uma cultura de sustentabilidade dentro da empresa. 

O RH pode atuar nesse quesito ao organizar palestras, workshops e atividades educativas sobre temas como: 

  • Conservação de energia; 
  • Redução de consumo de água;
  • Mudanças climáticas;
  • Desmatamento; 
  • Proteção ambiental; entre outros.

Além disso, a gamificação pode ser utilizada para jogos e quizzes com temáticas ambientais que promovam o engajamento dos colaboradores.

7. Certificação ESG

Buscar certificações que existem para empresas que seguem os pilares ESG é uma maneira tangível de demonstrar o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social. 

Para solicitá-las, é necessário levar em consideração aspectos ambientais, sociais e de governança em vários processos organizacionais. Apesar do desafio, esse pode ser um grande diferencial competitivo no mercado. 

A Zetra, por exemplo, possui iniciativas internas e externas em alinhamento aos critérios ESG. Promovemos a valorização do trabalho, a equidade de gênero e raça, o voluntariado, cuidado com o planeta e a cultura, por meio de projetos e ações socioambientais.

Saiba mais sobre nossas ações.

Como ter um portal de gestão de benefícios consignados pode auxiliar na sustentabilidade?

A implementação de um portal de gestão de benefícios consignados, como o eConsig, pode contribuir para a sustentabilidade corporativa. Confira abaixo como:

  • Simplificando, digitalizando e otimizando os processos de gestão de benefícios;
  • Reduzindo o consumo de papel e recursos naturais;
  • Promovendo a inclusão e saúde financeira dos colaboradores;
  • Contribuindo para a sustentabilidade econômica e social da empresa;
  •  Atendimento humanizado e de qualidade via chat, plataforma ou telefone.

Saiba como o consignado transforma a vida dos colaboradores!

Conclusão

A sustentabilidade corporativa já é uma necessidade urgente no mundo dos negócios. Com ela, você posiciona sua empresa muito melhor no mercado.

Ao adotar práticas sustentáveis, a empresa cumpre seu papel social e ambiental, mas também garante sua própria sobrevivência e competitividade a longo prazo. 

Tudo isso se relaciona, é claro, com a gestão de talentos! Afinal, são os colaboradores que implementarão e sustentarão todas as iniciativas com o passar do tempo.

Para continuar aprendendo sobre como implementar a sustentabilidade no RH e na cultura corporativa, confira nosso artigo: ESG: como o RH deve introduzir o tema na cultura corporativa?

Se quiser, também você pode se aprofundar em:

Perguntas frequentes

Confira as respostas para as dúvidas comuns sobre sustentabilidade.

O que é o conceito de sustentabilidade?

Sustentabilidade é a capacidade de suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas, equilibrando aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Quais são os exemplos de sustentabilidade?

Exemplos de sustentabilidade incluem gestão de resíduos, transporte sustentável, promoção da diversidade e inclusão, entre outros.

Qual é a importância da sustentabilidade?

A sustentabilidade é importante para atender às demandas da sociedade por empresas mais responsáveis, reduzir custos, melhorar a imagem institucional e atrair e reter talentos qualificados.

Conheça o eConsig

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato.