Benefícios corporativos: como torná-los uma alavanca de crescimento

Já pensou na relação entre benefícios corporativos e as estratégias corporativas? Esses temas estão mais conectados do que você imagina. Confira!

  • 8 mins leitura
  • 06 setembro, 2023
  • 25 março, 24
  • Por Julia Silva

A forma de fazer gestão de pessoas mudou radicalmente nos últimos anos. As técnicas mudaram, tecnologias evoluíram, as legislações se atualizaram. Mas, a principal transformação aconteceu no contexto social onde surgem os benefícios corporativos.

Contudo, hoje, amparados em diversas transformações sociais, os colaboradores têm outras demandas para as empresas. Dessa forma, os benefícios corporativos oferecem uma remuneração adicional aos colaboradores e contribuem para o avanço e satisfação das equipes dentro das empresas.

Por isso, você verá como eles auxiliam nessas evoluções, suas vantagens e como podem trazer boas mudanças para todos os stakeholders.

Boa leitura!

Quais são os benefícios em uma empresa?

Benefícios corporativos são uma espécie de recompensa adicional, oferecida pelas empresas aos colaboradores além do salário combinado.

Assim, existem duas categorias de benefícios: os obrigatórios, previstos na CLT, e os não obrigatórios.

CategoriaDescriçãoExemplos
Benefícios obrigatóriosGarantem os direitos básicos dos trabalhadores e devem ser concedidos conforme as normas estabelecidas. Para não sofrer sanções legais, a empresa é obrigada a ofertar esses benefícios.Seguro-desemprego
Abono salarial
Vale-transporte (quando solicitado pelo colaborador)
Descanso semanal remunerado INSS
FGTS
Licença maternidade
Aviso-prévio
Férias e 1/3 das férias
Vale-alimentação (quando concretizado em acordo coletivo)
Benefícios não obrigatóriosJá os não obrigatórios são oferecidos de maneira voluntária. O objetivo é garantir uma remuneração cada vez mais justa e atrativa para os colaboradores atuais e futuros.Plano de saúde
Plano odontológico
Vale-refeição
Plano de previdência privada
Crédito consignado Folga no aniversário Participação nos lucros

Por que são tão importantes?

Os benefícios corporativos desempenham um papel estratégico tanto para as empresas, quanto para os colaboradores e também para o setor de RH. Eles podem trazer uma série de vantagens, como:

  • Atração e retenção de talentos;
  • Motivação, engajamento e produtividade;
  • Conformidade com a legislação e reputação organizacional.

Veja em detalhes:

Atração e retenção de talentos

Em um mercado dinâmico, a garantia dos benefícios corporativos obrigatórios e o oferecimento de adicionais atrativos é a forma mais efetiva de atrair e reter talentos.

Dessa forma, os benefícios são considerados importantes na hora de aceitar uma proposta de emprego, para 53% das pessoas à procura de trabalho, segundo a pesquisa da Robert Half Talent Solutions de 2022. Já entre os que já estão empregados, o percentual sobe para, nada menos que, 99%.

Motivação, engajamento e produtividade

Oferecer benefícios que promovem o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores pode contribuir muito para o engajamento, produtividade e motivação para os funcionários.

Por isso, alguns dos benefícios corporativos que podem trazer essa mudança positiva são, especialmente, aqueles relacionados à saúde financeira, como:

  • acesso ao crédito consignado;
  • adiantamento de salário;
  • participação nos lucros;
  • educação financeira, entre outros.

Ou seja, isso acontece porque os colaboradores se sentem valorizados, têm menos picos de estresse dentro e fora do trabalho, e possuem uma vida mais saudável.

Além disso, os benefícios corporativos, naturalmente, são valorizados e resultam em:

  • maior produtividade;
  • redução do absenteísmo;
  • melhoria do clima organizacional;
  • outras vantagens sentidas por todos os stakeholders.

Conformidade com a legislação e reputação organizacional

Todavia, outra razão pela qual benefícios corporativos são importantíssimos é, sem dúvidas, a garantia de que a empresa está conforme com o que está previsto em lei.

Isso mostra aos colaboradores o comprometimento da organização em fazer as coisas do jeito certo e, ao mesmo tempo, evita que a empresa enfrente riscos trabalhistas, problemas legais e processos na justiça.

Nesse sentido, o compromisso com o cumprimento da lei, bem como o oferecimento de benefícios adicionais que materializam o desejo da empresa em valorizar os colaboradores. Isso contribui também para a melhoria da reputação e imagem da empresa, tanto internamente quanto externamente.

Qual a relação entre benefícios corporativos e a melhoria nas estratégias do RH?

A relação entre benefícios corporativos e as estratégias de RH , apesar de não ser um assunto tão falado, é bastante significativa.

Dessa forma, a primeira e mais clara conexão entre os assuntos está em manter os talentos engajados e desenvolvidos, como já abordamos anteriormente.

Analogamente a essa questão, a oferta de benefícios corporativos também pode contribuir para redução nos índices de turnover e absenteísmo, através dos seguintes pontos:

Satisfação dos colaboradores

Ao oferecer benefícios corporativos, a empresa demonstra preocupação com o bem-estar dos colaboradores, aumentando sua satisfação e engajamento.

Em outras palavras, colaboradores satisfeitos tendem a permanecer na empresa por mais tempo, reduzindo a rotatividade e, consequentemente, o tempo focado em contratação, treinamento e desligamentos.

Assim, os colaboradores que se sentem valorizados, relevam pequenos problemas e ficam mais abertos ao diálogo. Isso reduz significativamente a ocorrência de riscos trabalhistas e legais.

Saúde e bem-estar dos funcionários

As empresas que investem em benefícios corporativos atrativos e relevantes contribuem, significativamente, para a melhoria da saúde financeira, física e mental dos colaboradores, levando à promoção do bem-estar geral.

Da mesma forma, possibilita que os colaboradores se concentrem melhor em suas atividades profissionais, se sintam mais dispostos e, com isso, ocorra a redução de riscos relacionados a erros, estresse, baixa motivação e queda de performance.

Conclusão

Logo, os benefícios corporativos são estratégicos na redução dos riscos trabalhistas, apesar de, muitas vezes, serem vistos como uma questão estritamente relacionada à atração e retenção de talentos.

Dessa forma, ao oferecer benefícios atrativos e adequados ao contexto de cada colaborador, como o crédito consignado e outros exemplos citados, as empresas conseguem melhorar a atração e a retenção.

Isso também aumenta a produtividade, minimiza atrasos e faltas, reduz processos judiciais trabalhistas e cumpre as obrigações legais e normativas.

Assim, é recomendado contar com o auxílio de softwares e plataformas especializadas, que facilitam o processo de administração, controle e comunicação da gestão de benefícios corporativos,

Em outras palavras, essas soluções simplificam muito o trabalho do RH, ao reduzirem a quantidade de tarefas manuais que o setor executa e, com isso, sobra mais tempo para que os colaboradores do setor se concentrem nas decisões que são realmente estratégicas para o negócio.

Por isso, a união desses dois aspectos, que são a eficiência na gestão de pessoas e a oferta de benefícios corporativos, consegue transformar a empresa e a forma como ela lida com os profissionais.

Portanto, se você se interessou, agende uma demonstração e conheça agora o eConsig, a solução pioneira e líder na gestão de benefícios consignados no Brasil, sem custos para o RH.

Quer continuar aprendendo sobre temas relacionados? Acesse:

Perguntas frequentes

Veja, a seguir, as respostas para as principais dúvidas sobre os benefícios corporativos.

Quais são os benefícios em uma empresa?

Os benefícios corporativos são vantagens que uma empresa disponibiliza para seu colaborador, além do salário mensal. Eles podem conter auxílio saúde, auxílio-creche, descontos em academias, livrarias, mercados, farmácias, entre outras opções.

Quais são os tipos de benefícios?

Os benefícios mais importantes, são: vale-refeição e vale-alimentação; plano de saúde e odontológico; vale-academia; descontos em serviços, farmárcias, livrarias, mercados, etc; e vale Combustível

Quais são os benefícios obrigatórios?

Dentre os benefícios obrigatórios estão o vale-transporte e o vale-alimentação. Eles garantem que os colaboradores tenham acesso a condições para realizar o trabalho.

eConsig - Descomplique a oferta de consignado da sua empresa