Endomarketing no RH: Ideias de ações e passo a passo completo!

Afinal, como executar ações de endomarketing de forma integrada e prática? Confira o passo a passo e ideias para o seu RH implementar!

  • 10 mins leitura
  • 21 agosto, 2023
  • 08 março, 24
  • Por Julia Silva

Entre as diversas funções assumidas pelos Recursos Humanos, está frequentemente a responsabilidade sobre a comunicação interna. Mas já pensou sobre o endomarketing no RH

De fato, se as empresas desejam se tornar cada vez mais competitivas no mercado, elas precisam cuidar e valorizar seus colaboradores. Nesse contexto, as ações de endomarketing são importantíssimas!

Além de contribuir para a criação de um ambiente de trabalho mais acolhedor e produtivo, as ações de endomarketing podem transformar a forma como a empresa é vista no mercado de trabalho, aprimorando seu employer branding!

Você considera as ações de endomarketing importantes para a sua organização? Continue a leitura para ter acesso às recomendações práticas da Zetra sobre o assunto!

O que é endomarketing no setor de RH?

O endomarketing, também chamado de marketing interno em algumas situações, é uma estratégia que une os princípios e conhecimentos de marketing, comunicação e gestão de pessoas. 

Assim, o conceito surge da necessidade de se reconhecer a importância dos colaboradores como clientes internos, valorizando seu papel na organização e criando um ambiente que incentiva o engajamento e a produtividade.

Por isso, as estratégias de endomarketing estão diretamente relacionadas ao conceito de comunicação interna, e visam contribuir para a melhoria do ambiente organizacional e da percepção dos colaboradores em relação à empresa.

O que o profissional de endomarketing faz?

O profissional responsável precisa ser capaz de elaborar ações e campanhas para o desenvolvimento profissional dos colaboradores da empresa.

Dentre as principais funções e responsabilidades, estão:

  • Buscar soluções de comunicação e engajamento da equipe;
  • Elaborar a comunicação visual, textual e outros materiais dos eventos internos a serem realizados;
  • Desenvolver campanhas internas, comunicados e programas que destacam a cultura organizacional;
  • Divulgar as oportunidades de crescimento para os colaboradores;
  • Promover a compreensão e alinhamento dos funcionários com a missão e valores da empresa;
  • Atuar como um canal de comunicação entre a liderança e os funcionários. 

Por que o endomarketing é tão útil para o RH e para a empresa como um todo?

O endomarketing no RH é extremamente útil para a empresa porque tem o potencial de melhorar diversas áreas da organização, tais como a cultura organizacional, a retenção de talentos e a satisfação dos colaboradores

Ou seja, é uma abordagem que pode influenciar uma grande variedade de indicadores de RH e, com isso, apresenta um potencial de retorno bem interessante.

Dessa forma, ao apostar na comunicação interna e em ações que mostrem o quanto a empresa valoriza os seus funcionários, o endomarketing fortalece o sentimento de pertencimento e contribui para o aumento do comprometimento dos colaboradores. 

Isso, por sua vez, contribui para que as equipes se tornem mais inovadoras, dispostas a lidar com mudanças e, ainda, se capacitem continuamente para contribuir cada vez mais com os propósitos da organização.

pessoas e o endomarketing no RH

7 passos para criar um plano de endomarketing no RH

Para estruturar um plano é essencial para garantir que as ações estejam, de fato, orientadas para os objetivos da organização e não sejam apenas iniciativas desconectadas entre si. 

Resumo do passo a passo para a criação do plano de endomarketing:

  1. Definição de objetivos

  2. Diagnóstico interno

  3. Criação de um calendário de ações

  4. Definição de canais de comunicação

  5. Engajamento da liderança

  6. Implementação das ações de endomarketing no RH

    Leve seu RH a outro nível -  Conheça o eConsig
  7. Avaliação dos resultados

Veja agora a descrição dos principais passos:

1. Definição de objetivos

O primeiro passo é estabelecer quais são os objetivos do plano. Aqui, é importante lembrar que eles devem estar alinhados com a cultura e os valores da empresa. 

Alguns exemplos de objetivos podem ser: melhorar a comunicação interna, aumentar a satisfação dos colaboradores, reduzir o turnover, aumentar a produtividade, entre outros.

2. Diagnóstico interno

Antes de começar a implementar as ações, realize uma análise interna para identificar as necessidades e os pontos de melhoria no ambiente de trabalho.

Sendo assim, você pode conduzir pesquisas de clima organizacional, auditorias e pedir feedbacks dos colaboradores.

Com essas informações em mãos, será possível compreender as necessidades mais urgentes e, consequentemente, avaliar qual o tipo de ação é mais prioritária.

3. Criação de um calendário de ações

Em seguida, estabeleça um cronograma com as ações que serão realizadas ao longo do ano.

O calendário deve contemplar eventos, campanhas de comunicação interna, treinamentos e ações de reconhecimento e valorização dos colaboradores.

Dessa forma, é importante consultar e levar em consideração datas comemorativas como o dia do trabalhador, dia da mulher, dia das mães, dia dos pais, natal, entre outros, para garantir que o RH terá tempo para preparar ações para cada um desses contextos.

4. Definição de canais de comunicação

Agora, escolha os canais de comunicação interna mais adequados para a empresa.

Essa etapa é essencial para garantir que todas as informações estarão disponíveis aos colaboradores, nos meios mais acessíveis para eles.

A escolha varia conforme a empresa, mas podem ser usados canais como intranet, site e aplicativo interno, e-mails, murais, boletins informativos, entre outros. Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 2)

5. Engajamento da liderança

Vale ressaltar que o endomarketing no RH não deve ser um projeto que envolve apenas o setor. É fundamental que a liderança da empresa esteja engajada e apoie as ações de marketing interno

Afinal, eles são a principal ponte de contato entre os objetivos de negócio e as necessidades dos colaboradores.

6. Implementação das ações de endomarketing no RH

Agora é hora de colocar o plano em prática, realizando as ações conforme o calendário estabelecido e prioridades identificadas.

7. Avaliação dos resultados

Ao contrário do que muita gente pensa, o trabalho com endomarketing não para após a execução das ações. 

Por isso, é necessário avaliar regularmente os resultados das ações de endomarketing. Para isso, você pode realizar pesquisas de satisfação, acompanhar indicadores de desempenho e verificar se os objetivos estabelecidos inicialmente estão sendo alcançados. 

Então, com base nos resultados analisados, faça ajustes e melhorias contínuas no plano!

5 ações de endomarketing e comunicação interna no RH

Conheça 5 ações para te inspirar a implementar hoje mesmo:

  1. Programas de benefícios flexíveis
    Oferecer um pacote de benefícios corporativos, como plano de saúde personalizado, adiantamento salarial, seguro de vida, vale-alimentação, vale-cultura, entre outros, permite que os colaboradores escolham as opções que mais se adequar às suas necessidades.
  2. Acesso ao crédito consignado
    Disponibilizar o acesso ao crédito consignado também é uma ação de valorização dos colaboradores, que podem contar com uma opção de empréstimo com taxas mais atrativas e condições vantajosas.

    Isso, por sua vez, pode contribuir para que eles passem por períodos de dificuldade financeira com muito menos estresse e ansiedade.
  3. Programas de reconhecimento e premiação
    Crie programas de reconhecimento que valorizem o desempenho dos colaboradores, oferecendo prêmios e incentivos para aqueles que se destacarem em suas funções.

    Vale reforçar que os incentivos não precisam ser, necessariamente, financeiros. É possível oferecer prêmios que envolvem o reconhecimento público, oportunidades de fazer cursos de capacitação ou uma mentoria, dar brindes personalizados, etc.
  4. Eventos e atividades de integração
    Eventos e atividades de integração como happy hours, festas temáticas e atividades esportivas também são consideradas estratégias de endomarketing.

    Isso porque eles contribuem com o fortalecimento do espírito de equipe e promovem uma oportunidade de interação entre os colaboradores fora do ambiente de trabalho tradicional.
  5. Treinamentos e desenvolvimento
    Por fim, uma recomendação importante é: invista em treinamentos e desenvolvimento para capacitar os colaboradores e proporcionar oportunidades de crescimento profissional.

    Oferecer programas de capacitação e cursos específicos para o desenvolvimento de habilidades é uma forma de demonstrar o cuidado da empresa com o desenvolvimento individual e coletivo dos seus funcionários, além de fornecer a eles o conhecimento necessário para desempenhar cada vez melhor as suas funções.

Conclusão

Em suma, o endomarketing no RH é uma ferramenta poderosa para as empresas que desejam fortalecer sua cultura organizacional, engajar os colaboradores e alcançar melhores resultados. 

Assim, para criar um plano de endomarketing efetivo é preciso dedicação, planejamento e alinhamento com os objetivos da empresa. Vale se aprofundar nas possibilidades do Marketing e RH trabalharem em sinergia, para que a comunicação interna se torne uma atividade mais estratégica e também mais ágil! 

Uma das ferramentas gratuitas com o intuito de contribuir com esse plano é o eConsig, solução pioneira e líder na gestão de benefícios consignados no Brasil, desenvolvida pela Zetra.

Com ela, é possível criar um novo canal de comunicação com seus colaboradores e oferecer benefícios. Aproveite e conheça agora mesmo! 

Continue aprendendo! Acesse:

Perguntas frequentes:

Veja, a seguir, as respostas para as principais dúvidas sobre o endomarketing no RH.

O que é endomarketing no setor de RH?

O endomarketing é um conjunto de ações que visa criar um bom ambiente de trabalho. O setor de RH é responsável pela gestão de pessoas, por isso, as ações visam o bem-estar dos colaboradores internos. Assim, as ações mostram a ele que a empresa se preocupa com o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

O que o profissional de endomarketing faz?

O profissional responsável precisa ser capaz de elaborar ações e campanhas para o desenvolvimento profissional. Além disso, buscar soluções de comunicação e engajamento, elaborar a comunicação visual, textual e outros materiais dos eventos.

São exemplos de endomarketing?

Algumas ações de endomarketing podem ser: programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa, políticas de benefícios, workshops, seminários e treinamentos.