Cultura organizacional: TUDO o que você precisa saber!

Cultura organizacional parece difícil de colocar em prática? Te explicaremos as características, ferramentas e MUITO mais. Vem ver!

A cultura organizacional de uma empresa influencia diretamente o ambiente de trabalho, a motivação dos colaboradores e, consequentemente, os resultados alcançados.

Devido à sua relevância, tanto para a empresa, quanto para o RH, vamos entender tudo sobre a cultura organizacional, sua importância, características, e como promovê-la efetivamente na organização.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é o conjunto de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas, que guiam os comportamentos e as interações dos membros de uma organização. 

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Ou seja, a cultura organizacional abrange desde regras de comportamento dos funcionários até o employer branding e a forma como a empresa se comunica interna e externamente.

Ela influencia a maneira como os colaboradores trabalham e interagem uns com os outros, além de moldar as decisões empresariais em todos os níveis. É o que confirma Francisco Carlos, CEO da Revista Mundo RH:

A cultura organizacional é o conjunto de valores, normas, crenças e práticas compartilhadas pelos membros de uma empresa, que influenciam a forma como os colaboradores se relacionam e trabalham em conjunto. 

Quando uma empresa possui uma cultura fraca, não consegue engajar seus colaboradores e seguir com objetivos comuns. Porém, quando está fortalecida, percebe-se uma identidade muito mais refinada e, claramente, compartilhada entre todos.

Mantendo um direcionamento similar entre as equipes e mantendo o foco nos objetivos do negócio, fica muito mais simples criar uma cultura forte.

Uma pesquisa do MIT mostrou que uma “cultura tóxica” pode ser 10,4 vezes mais prejudicial para a relação empresa-colaborador, do que o salário, por exemplo.

Ao mesmo tempo, a cultura é responsável por mais de 30% do valor de mercado das organizações, incluindo sua relação com seus talentos.

Para exemplificar, podemos citar alguns cases de cultura organizacional de empresas como a Google, que são reconhecidas por sua cultura inovadora, com a oferta de espaços de trabalho flexíveis, escritórios abertos e áreas de lazer, incentivo à criatividade e a colaboração entre seus funcionários.

Outro exemplo bastante conhecido é a Netflix, com sua cultura de liberdade e responsabilidade, que permite aos funcionários tomarem decisões importantes com a expectativa de que assumirão total responsabilidade por seus resultados, incentivando sua autonomia e desenvolvimento.

Quais são os 4 componentes da cultura organizacional?

A cultura organizacional é composta por elementos que, juntos, formam a identidade de uma empresa:

4 componentes da cultura organizacional
  • Valores ou crenças: são importantes para a organização porque guiam as ações e decisões dos seus membros. Podem incluir alguns como integridade, autonomia, excelência, inovação;
  • Normas: são regras e expectativas comportamentais estabelecidas, que direcionam como os membros da empresa devem agir no ambiente de trabalho. Isso pode incluir normas de vestimenta, ética de trabalho e procedimentos operacionais;
  • Símbolos: elementos visuais, linguísticos ou materiais que representam algo importante sobre a organização, como o logotipo da empresa, o lema, ou até mesmo a arquitetura do escritório;
  • Rituais e cerimônias: atividades e práticas que reforçam os valores e normas da organização e ajudam a criar uma sensação de comunidade e pertencimento entre os funcionários. Isso pode variar de reuniões semanais de equipe a celebrações de conquistas.

Qual a importância de uma cultura organizacional?

A cultura organizacional é fundamental para melhorar o engajamento, atrair e reter talentos para a empresa, aumentar a produtividade, facilitar as mudanças e melhorar a reputação da empresa. 

Veja de que forma isso acontece:

  • Melhorar o engajamento dos funcionários: colaboradores que se identificam e se sentem parte da cultura da empresa tendem a ser mais motivados e se sentir mais satisfeitos com o seu trabalho;
  • Atrair e reter talentos: ter uma cultura forte é um diferencial competitivo no mercado de trabalho, ajudando a atrair os melhores talentos e, mais importante, a retê-los;
  • Impulsionar a produtividade: quando os funcionários estão engajados e motivados, a produtividade naturalmente aumenta, pois eles se sentem parte do sucesso da empresa;
  • Facilitar a adaptação à mudança: a empresa consegue se adaptar mais rápido às flutuações do mercado, pois seus colaboradores se sentem seguros e apoiados para inovar e experimentar;
  • Melhorar a reputação da empresa: uma cultura positiva se reflete externamente, atraindo não só talentos mas também clientes e parceiros que compartilham dos mesmos valores.

Quais são as 7 características da cultura organizacional?

As principais características da cultura organizacional são: inovação e risco, atenção aos detalhes, orientação para resultados, foco nas pessoas, trabalho em equipe, competitividade e estabilidade.

7 características da cultura organizacional
  1. Inovação e risco: refere-se ao quanto a organização encoraja a inovação e aceita correr riscos. Empresas como a Apple, por exemplo, incentivam o aperfeiçoamento e a tomada de riscos, levando ao desenvolvimento de produtos únicos no mercado;
  2. Atenção aos detalhes: indica o nível de precisão que a empresa espera de seus funcionários. Na Rolex, por exemplo, esse é um valor fundamental, refletido na alta qualidade de seus relógios;
  3. Orientação para resultados: descreve o quanto a organização prioriza o alcance de resultados. Empresas como a Amazon criam metas claras e avaliam os funcionários com base em sua capacidade de alcançá-las;
  4. Foco em pessoas: indica o grau em que as decisões da empresa consideram o impacto sobre os colaboradores, a comunidade no entorno e outros stakeholders. A Starbucks, por exemplo, é conhecida por oferecer benefícios e oportunidades de desenvolvimento para seus funcionários;
  5. Trabalho em equipe: refere-se à importância da colaboração dentro da organização. Empresas como o Google valorizam o trabalho interdepartamental, criando espaços que facilitam as atividades em equipe e a troca de ideias;
  6. Aggressiveness (Competitividade): mede o nível de competitividade dentro da empresa. Em ambientes altamente competitivos, como em consultorias de gestão,  a ênfase em superar os concorrentes e ser o melhor no mercado é frequente nos códigos de cultura;
  7. Estabilidade: indica se a organização valoriza a manutenção do status quo ou prioriza o crescimento. Empresas governamentais e instituições financeiras tradicionais, por exemplo, tendem a valorizar a previsibilidade, concentrando-se em manter a ordem e seguir procedimentos.

Como promover uma cultura organizacional?

Promover uma cultura organizacional requer estratégias e ações intencionais que engajem todos os níveis da empresa. Aqui estão algumas ações práticas:

  1. Definir valores claros, que refletem a missão e a visão da empresa;
  2. Comunicar constantemente a visão, os valores e os objetivos a todos os colaboradores;
  3. Liderar pelo exemplo e personificar os valores e comportamentos da cultura;
  4. Reconhecer e recompensar para incentivar os comportamentos que sustentam a cultura desejada;
  5. Promover o desenvolvimento profissional para que os colaboradores alinhados à cultura cresçam dentro da empresa;
  6. Criar espaços de trabalho colaborativos para reforçar o ambiente de inovação;
  7. Fornecer feedback frequente para que os funcionários possam compartilhar ideias e preocupações;
  8. Celebrar os sucessos para reforçar a importância dos objetivos comuns e propósito compartilhado.

Qual é o papel da cultura organizacional na gestão de pessoas?

A cultura organizacional influencia quase todos os aspectos do setor de RH, como a atração e retenção de talentos, desenvolvimento, engajamento, performance e até a resolução de conflitos. 

Veja como cada aspecto da gestão de pessoas se relaciona com a cultura:

Atração e retenção de talentosEla atrai candidatos que compartilham dos mesmos valores e têm maior probabilidade de se comprometerem a longo prazo com a empresa, diminuindo o turnover.
Desenvolvimento e engajamentoPromove um ambiente onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados a crescer profissionalmente. O RH pode utilizá-la para criar programas que estejam alinhados com os objetivos da empresa e desejos dos colaboradores.
Performance e avaliaçãoInfluencia a maneira como o desempenho é medido e gerenciado. Os sistemas de avaliação devem refletir os valores e comportamentos desejados pela organização, incentivando os colaboradores a adotarem e reforçarem a cultura através de suas ações e decisões.
Resolução de conflitosUma cultura forte fornece um modelo de referência comum para a resolução de problemas, ajudando os colaboradores a resolver desacordos e mal-entendidos de forma simples e alinhada com os valores da empresa.

O que toda cultura organizacional deve ter?

Para impactar tanto os colaboradores quanto a empresa, uma cultura organizacional precisa conter valores, missão e visão claras, uma boa comunicação, ser flexível, ter um sistema de reconhecimento, incentivar o desenvolvimento profissional, incluir pessoas, valorizar o bem-estar dos profissionais e ter responsabilidade social.

Confira todos os elementos em detalhes:

Missão, visão e valores claros: Eles devem ser comunicados e demonstrados consistentemente em todas as ações e decisões da empresa, além de definir o propósito para o futuro e orientar os colaboradores.Comunicação transparente: Um ambiente onde a comunicação é aberta, honesta e bidirecional ajuda a construir confiança e facilita a colaboração e o engajamento dos funcionários.
Flexibilidade e adaptabilidade: As empresas devem ser capazes de se adaptar às mudanças de todos os âmbitos, internos e externos, para ser mais resiliente e inovadora.Desenvolvimento profissional: Oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e progressão na carreira mostram que a empresa investe em crescimento pessoal e profissional.
Inclusão e diversidade: Uma cultura diversa e inclusiva cria um ambiente de trabalho inovador e sem preconceitos, onde diferentes perspectivas são valorizadas.Sistema de reconhecimento e recompensa: Para valorizar as contribuições dos colaboradores, reforçar os comportamentos positivos e incentivar o desempenho.
Bem-estar no trabalho: Atenção ao bem-estar físico, mental, emocional e financeiro demonstra que a empresa valoriza os seus colaboradores, sem tratá-los, simplesmente, como recursos.Responsabilidade social corporativa: Práticas empresariais com compromisso ambiental, social e econômico refletem positivamente a cultura organizacional e na imagem da empresa perante a sociedade.

5 ferramentas e técnicas para desenvolver a cultura da sua empresa

Desenvolver e fortalecer a cultura organizacional é um processo contínuo, que pode ser facilitado pelo uso de algumas ferramentas e técnicas. 

Aqui estão cinco abordagens para inspirar o RH:

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  1. Avaliações de cultura organizacional;
  2. Plataformas de comunicação interna;
  3. Programas de reconhecimento e recompensa;
  4. Treinamento e desenvolvimento baseado em competências;
  5. Software de gestão de desempenho.

Abaixo, veja cada uma delas em detalhes:

1. Avaliações de cultura organizacional

Antes de tudo, é preciso avaliar como está a cultura da empresa. Ferramentas de RH como pesquisas de engajamento e de feedback 360 graus podem ajudar a avaliar a situação atual da sua cultura.

A pesquisa fornecerá os pontos fortes e fracos da empresa e são úteis para acompanhar o progresso ao longo do tempo e orientar estratégias de desenvolvimento cultural.

Outra forma de medir é reunir grupos focais e se reunir por 30 a 60 minutos para compreender pontos da pesquisa ou a percepção deles sobre a cultura.

2. Plataformas de comunicação interna

Plataformas como Slack, Microsoft Teams e intranets personalizadas facilitam a comunicação interna da empresa, para manter a colaboração, a partilha de ideias e o feedback contínuo.

Além disso, ferramentas como Google Drive, One Drive, Trello e Notion permitem o compartilhamento de documentos, agendamento de tarefas, reuniões e outras atividades, alinhando a comunicação e o fluxo de trabalho nas equipes.

3. Programas de reconhecimento e recompensa

Sistemas de reconhecimento como Bonusly, Award.co, Thrive.App e Guusto ou plataformas customizadas de recompensa ajudam a reforçar os comportamentos e valores desejados, promovendo a moral e a motivação. 

Esses sistemas farão com que os colaboradores se reconheçam por conquistas e contribuições significativas, alinhando-se com a cultura desejada.

4. Treinamento e desenvolvimento baseado em competências

Programas de desenvolvimento que focam em habilidades relacionadas à cultura, como comunicação, liderança e trabalho em equipe, são importantes para transmitir a essência da organização aos colaboradores. 

Para isso, o RH pode criar um workshops internos específicos de adequação cultural com sugestão de ideias dos próprios colaboradores. A atenção dada ao tema nos programas de onboarding também é um fator importante!

Outra forma é utilizando plataformas de aprendizado online, microlearning, gamificação, como Cousera, Gamefic, LudosPro para motivar os colaboradores nas atividades, desenvolver as competências necessárias e recompensar os mais engajados.

5. Software de gestão de desempenho

Ferramentas como o Lattice, SAP ou o 15Five suportam a gestão de desempenho contínua, alinhando objetivos individuais com os da organização e reforçando a cultura desejada através de objetivos, feedback regular e avaliações de desempenho que refletem os valores culturais. 

Estes softwares facilitam o acompanhamento do progresso e a comunicação de expectativas, ajudando os colaboradores a entender como seu trabalho contribui para a cultura e os objetivos gerais da empresa.

Conclusão

Neste texto, entendemos a importância da cultura organizacional e como ela pode impactar positivamente o desempenho de uma empresa tanto interna quanto externamente.

Através de seus elementos fundamentais, como valores, comunicação aberta, reconhecimento e desenvolvimento profissional, entendemos como a cultura não é algo estático. Ela tem uma essência única, mas existe em um mundo dinâmico e, por isso, precisa ser maleável. 

Com o compromisso e as ferramentas adequadas, é possível cultivar uma cultura que incentive a inovação, promova o engajamento dos colaboradores e fortaleça a identidade da empresa.

Se você deseja avaliar e melhorar a cultura organizacional da sua organização, não espere mais. Comece hoje mesmo a implementar as estratégias discutidas aqui. Além disso, continue aprendendo com mais conteúdos relevantes como esse no blog do eConsig!

Perguntas frequentes

Veja, a seguir, as respostas para as principais dúvidas sobre cultura organizacional:

O que é cultura organizacional?

É o conjunto de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas que guiam os comportamentos e as interações dos membros de uma organização. 

Quais são os 4 componentes da cultura organizacional?

Os 4 componentes da cultura são: valores, normas, símbolos e rituais.

Qual a importância de uma cultura organizacional?

A cultura organizacional é fundamental para melhorar o engajamento, atrair e reter talentos para a empresa, aumentar a produtividade, facilitar as mudanças e melhorar a reputação da empresa. 

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