NR-17: ergonomia no trabalho e a importância do RH para o seu cumprimento
Entenda como o RH pode assumir a responsabilidade de cuidar da segurança no trabalho e a prevenção de acidentes por meio da NR-17.
Para cuidar dos seus recursos humanos é necessário que, primeiramente, o planejamento esteja alinhado com as normas e regulamentações da legislação trabalhista. Uma delas, a NR-17, concentra as melhores práticas de ergonomia no trabalho.
Basicamente, ela direciona as ações práticas e seguras de promover o bem-estar dos funcionários e prevenir problemas de saúde ocupacional.
Vamos ver como isso funciona no dia a dia da organização? Entenda, a seguir, como o RH pode assumir a responsabilidade (e obrigatoriedade) de cuidar da segurança no trabalho e a prevenção de acidentes por meio da NR-17.
O que é a NR-17?
A Norma Regulamentadora (NR) 17 estabelece os parâmetros necessários para a adaptação das condições de trabalho aos aspectos psicofisiológicos dos trabalhadores, a fim de proporcionar mais conforto, segurança e desempenho.
Na prática, isso inclui:
- Características adequadas para cadeiras, mesas, computadores e outros equipamentos, para que sejam ergonômicos e ajustáveis;
- Critérios para iluminação, temperatura, ruído e umidade, de maneira que o ambiente seja confortável e não prejudique a saúde dos colaboradores;
- Requisitos para momentos de pausas ou intervalos, bem como a distribuição das tarefas e o ritmo de trabalho, para evitar o cansaço excessivo e lesões por esforços repetitivos.
A NR-17 também destaca a importância da capacitação e do treinamento de profissionais sobre a correta utilização dos equipamentos e a adoção de postura adequada durante o trabalho.
Quem deve cumprir a NR-17?
A NR-17 deve ser cumprida por todas as empresas cujos funcionários realizem suas atividades em equipamentos e mobiliários de trabalho.
Ou seja: é uma norma aplicável para quem trabalha em escritórios, indústrias, fábricas e também no setor de serviços.
Dessa forma, cabe ao RH, principalmente, assegurar que a empresa esteja em conformidade com as Normas Regulamentadoras (NRs), já que o não cumprimento pode resultar em:
- Multas;
- Ações trabalhistas;
- Comprometimento da saúde e segurança dos colaboradores.
Além disso, a ergonomia empresarial está sendo vista com um novo olhar, como parte dos critérios ESG para melhorar a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores.
Segundo a fisioterapeuta e especialista em Ergonomia, Claudia Carvalho:
“O olhar para essa ferramenta está sendo ampliado para tratar o ser humano por completo, na sua integralidade e realizar uma conexão entre as afecções físicas, as desordens emocionais, as perturbações sociais e respeitar, principalmente, a essência de cada fator humano. Por isso, é uma ergonomia contínua e que tem um olhar global respeitando a individualidade, a diversidade e, ao mesmo tempo, a pluralidade do ser humano”.
Saiba mais: ESG: como o RH deve introduzir o tema na cultura corporativa?
Quais são os tipos de ergonomia segundo a NR-17?
A NR-17 é bastante específica e se divide em três categorias principais: ergonomia física, cognitiva e organizacional.
Veja abaixo mais detalhes sobre cada uma:
Física
Essa categoria é focada nos aspectos físicos e biomecânicos do trabalho, como:
- Postura;
- Manipulação de materiais;
- Movimentos repetitivos;
- Arranjos do espaço de trabalho.
Na prática, um exemplo disso pode ser ao realizar um ajuste de cadeiras e mesas para evitar problemas de coluna e melhorar a postura.
Cognitiva
É relacionada aos processos mentais dos trabalhadores, incluindo:
- Percepção;
- Memória;
- Linguagem;
- Raciocínio;
- Resposta motora.
Ou seja, todas as ações voltadas para o bem-estar das capacidades intelectuais e emocionais do ser humano são válidas aqui! Por exemplo, a utilização de aplicativos e softwares de RH que considerem a experiência do usuário (UX), sejam intuitivos e reduzam a carga mental dos colaboradores.
Organizacional
O foco dessa categoria é a otimização dos sistemas sociotécnicos, considerando:
- Estruturas organizacionais;
- Políticas internas;
- Tecnologias usadas na empresa;
- Procedimentos e práticas diárias.
Aqui, podemos citar novamente o planejamento de pausas regulares e a rotação de tarefas, como forma de evitar a fadiga e o estresse.
Qual é a importância da NR-17 no ambiente de trabalho?
A NR-17 está ligada, principalmente, à segurança de instalações e serviços, à prevenção de acidentes de trabalho e à saúde ocupacional. Isso promove um ambiente saudável, mais produtivo, com menos lesões e absenteísmo.
Além disso, no contexto em que o país tem quase 70 mil casos de lesões ocupacionais, reduzir esse número faz parte do pacote de ações, já que o ambiente precisa ser adaptado para funcionar ergonomicamente e os profissionais devem ser treinados para realizar as atividades.
Inclusive, a principal causa de afastamentos no trabalho está relacionada à ocorrência de lesões. Sendo assim, trabalhar de maneira preventiva ainda diminui o absenteísmo e é a melhor forma de evitar que a sua empresa faça parte dessas estatísticas tão alarmantes.
Também vale saber mais detalhes sobre o Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT: como funciona, regras, benefícios e mais!
Quais são os principais pontos abordados pela Norma Regulamentadora 17?
Agora que você compreende o que é a NR-17, vamos apresentar os principais aspectos para serem seguidos a partir de suas diretrizes:
- Cadeiras ajustáveis e ergonômicas;
- Mesas com altura adequada e espaço suficiente;
- Monitores posicionados à altura dos olhos;
- Teclados e mouses confortáveis às mãos;
- Iluminação adequada para evitar fadiga visual;
- Controle de temperatura, ruído e umidade;
- Pausas regulares durante a jornada;
- Distribuição equilibrada das tarefas e ritmos de trabalho;
- Normas internas para evitar sobrecarga física;
- Equipamentos de apoio para movimentação de cargas pesadas;
- Normas para setores específicos como escritórios, indústrias e call centers.
Como a NR-17 se relaciona com o bem-estar do colaborador?
O bem-estar e a qualidade de vida no trabalho estão diretamente ligados à NR-17, o que influencia a saúde do trabalhador e os índices produtivos da empresa, consequentemente.
Mas como isso funciona na prática? O primeiro ponto a ser observado é que a adequação do mobiliário e dos equipamentos reduz a incidência de lesões e desconfortos físicos.
E falamos, acima, o quanto isso pode prejudicar a rotina da empresa.
Além disso, ambientes bem iluminados, silenciosos e com temperatura controlada reduzem o estresse e a fadiga mental. E por meio de condições de trabalho melhoradas, ocorrem menos afastamentos por problemas de saúde e é possível observar aumento da produtividade dos colaboradores.
Por falar nisso, a NR-17 — quando bem aplicada — também promove uma cultura organizacional positiva. Afinal de contas, demonstrar preocupação com os colaboradores melhora o clima organizacional e a satisfação deles com o trabalho.
Daí, a importância do RH está diretamente relacionada com:
- Fomentar uma cultura de cuidado e segurança;
- Envolver os colaboradores em processos de melhorias ergonômicas;
- Utilizar recursos — como gamificação — para capacitar os profissionais para seguirem as diretrizes da NR-17 na prática;
- Ouvir suas sugestões e feedbacks para uma melhoria contínua.
Conclusão
Como vimos, a NR-17 é uma norma pensada para garantir a ergonomia e o bem-estar no ambiente de trabalho e, com isso, promover o conforto, a disposição e a segurança dos colaboradores.
Dessa forma, ao seguir suas diretrizes, as empresas cumprem sua obrigação com a legislação trabalhista e criam, também, um ambiente mais seguro, confortável e produtivo.
Por isso, a adoção das melhores práticas de ergonomia apresentadas aqui pelo RH auxilia na implementação dessa norma e na construção de uma cultura de cuidado com o capital humano da empresa.
Tudo isso faz sentido para a realidade da sua empresa, certo? Então, aproveite para ir além no conhecimento de cuidados com os colaboradores e saiba como obter o Certificado de Empresa Promotora da Saúde Mental.
Perguntas frequentes
Confira as respostas para as dúvidas sobre a NR-17.
A NR-17 é uma regulamentação do Ministério do Trabalho que estabelece parâmetros para adaptar o ambiente das empresas de acordo com as características psicológicas e fisiológicas dos trabalhadores.
A NR-17 contribui para a redução de lesões ocupacionais, doenças relacionadas ao trabalho, melhora o conforto, a saúde dos funcionários e aumenta a produtividade.
A NR-17 deve ser cumprida por todas as empresas cujos funcionários realizem suas atividades por meio de equipamentos e mobiliário de trabalho. Isso inclui setores como escritórios, indústrias, fábricas e serviços.
Continue aprendendo:
Conheça o eConsig
Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato.