Festa de fim de ano na empresa: 10 ideias infalíveis!

Leia o conteúdo e confira as 10 dicas para tornar a sua festa de fim de ano um sucesso entre os colaboradores!

A festa de fim de ano na empresa é aquele momento em que toda a organização celebra suas conquistas e os desafios superados ao longo do ano. 

Nesse contexto, o RH possui um papel ativo na construção de um espaço para a equipe  relaxar, se divertir e criar lembranças que serão compartilhadas por muito tempo.

Mas como garantir que tudo saia como o esperado? O trabalho é grande, mas, não se preocupe: estamos aqui para ajudar. Leia até o final e confira as 10 dicas para tornar a sua festa um sucesso!

e-Book Employer Branding

Qual o papel do RH na festa de fim de ano da empresa?

Primeiramente, o RH é responsável por entender quais são as expectativas, desejos e necessidades dos colaboradores, para conduzir a organização da festa da melhor forma.

Além disso, o RH pode se preparar para a festa realizando pesquisas de satisfação e coleta de feedbacks, buscando entender o que os funcionários esperam do evento e quais são suas sugestões para torná-lo mais atrativo e inclusivo.

Uma estratégia importante que o setor pode adotar é o uso dessa comemoração como uma oportunidade de endomarketing. Isso significa que a festa, além de um momento de celebração, também é uma forma de fortalecer a cultura organizacional, reforçar os valores da empresa e promover o senso de pertencimento dos colaboradores.

Organização da festa de fim de ano da empresa

Para colocar em prática, crie momentos durante o evento que demonstrem a importância dos colaboradores para a empresa, como também o histórico de crescimento da empresa no último ano. 

Além disso, é importante garantir que a festa reflita a identidade da organização, seja através da decoração, das atrações ou até mesmo do cardápio.

Como organizar uma confraternização de fim de ano?

Para organizar uma confraternização de fim de ano, veja as principais dicas:

Passo a passo para organizar a festa de final de ano:

  1. Selecione um local adequado para o conforto dos participantes

    Considere o tamanho do espaço, a localização e a infraestrutura disponível.

  2. Planeje um cardápio diversificado

    Para atender ao tipo de alimentação de todos os colaboradores, com opções vegetarianas, veganas e sem glúten, por exemplo.

  3. Priorize as condições de segurança do local

    Avalie saídas de emergência, equipamentos de combate a incêndio e atendimento médico.

  4. Pense nas atividades e entretenimento

    Escolha alternativas como música ao vivo, DJ, performances artísticas e leve opções que farão com que os colaboradores compartilhem momentos juntos, como cabine fotográfica e Karaokê.

  5. Tenha sempre uma boa comunicação

    Divulgue os detalhes da festa como data, horário, local e programação, através de e-mails, murais, intranet e redes sociais corporativas.

  6. Crie um “Save the Date”

    A expressão significa “reserve a data” ou “salve a data”, e é um comunicado enviado aos colaboradores com propósito de gerar uma expectativa sobre quando será a festa e como ela irá acontecer. 

O que fazer na festa de fim de ano da empresa?

Agora, chegou o momento de conhecer as principais dicas de atividades para o final do ano da empresa:

  • Premiação dos destaques do ano;
  • Espaço para networking e conversa entre os colaboradores;
  • Música ao vivo ou DJ;
  • Cabine de fotos para registrar os momentos;
  • Mesa de doces e bebidas especiais;
  • Discurso de agradecimento da alta direção e dos gestores;
  • Troca de presentes do amigo secreto;
  • Sorteio de brindes e prêmios.

Confira abaixo em detalhes:

Premiação dos destaques do ano

Premiar os colaboradores é uma oportunidade de valorizar os que mais se destacaram em áreas como produtividade, inovação, liderança e colaboração. 

O RH pode atuar nesse processo identificando os critérios de seleção, obtendo indicações dos gestores e colegas, e organizando a cerimônia de premiação durante a festa. 

Na prática, pode ocorrer a entrega de troféus e certificados de reconhecimento aos vencedores, enfatizando suas conquistas e contribuições para a empresa.

Espaço para networking e conversa entre os colaboradores

Criar espaços adequados para networking pode ajudar a fortalecer os laços profissionais e pessoais dentro da empresa e ainda aumentar o senso de pertencimento. 

O RH pode organizar lounges ou áreas de convivência onde os profissionais possam se encontrar e trocar experiências. 

Uma boa ideia é disponibilizar mesas, cadeiras, petiscos e bebidas, para incentivar conexões por mais tempo entre os colaboradores de diferentes áreas.

Música ao vivo ou DJ

A música é indispensável nesse contexto, pois é capaz de mudar o ambiente, deixando-o mais animado para os participantes. 

O setor pode contratar bandas locais, artistas solo ou DJs para garantir uma boa experiência musical. Mas, antes, é bom realizar uma pesquisa de preferências musicais entre os colaboradores e selecionar um repertório diversificado, que agrade a todos os gostos.

Leve seu RH a outro nível -  Conheça o eConsig

Cabine de fotos para registrar os momentos

Essa é uma maneira divertida de registrar os momentos da festa de fim de ano da empresa

Considere contratar serviços de cabine de fotos que ofereçam opções de cenários, adereços e personalizações.

Instale num local da festa onde as pessoas tenham fácil acesso e possam tirar fotos individuais ou em grupo, aplicar filtros e efeitos divertidos, além de receber as imagens impressas como lembrança do evento.

Mesa de doces e bebidas especiais

Ter uma mesa de doces e área de bebidas também é  fundamental para a confraternização da empresa. O RH pode coordenar a montagem da mesa, selecionando uma variedade de guloseimas, sobremesas e bebidas que agradem aos participantes. 

Além disso, a mesa pode ser decorada de acordo com a paleta de cores da festa, combinando cupcakes, brigadeiros, bombons, frutas e outras delícias, acompanhadas de bebidas como espumantes, coquetéis e sucos naturais.

Discurso de agradecimento da alta direção

Esse momento é uma oportunidade importante para expressar reconhecimento aos colaboradores pelo seu trabalho ao longo do ano, destacar as conquistas da empresa e compartilhar os planos para o futuro.

O setor pode ser responsável por coordenar a elaboração do discurso, destacando quais os pontos principais a serem mencionados. Além disso, é importante agendar um momento para que o CEO ou outro membro da alta direção faça o discurso.

Leia também: Exemplos de employer branding: 4 cases de sucesso

Troca de presentes do amigo secreto

Trocar presentes no final do ano é uma tradição divertida para muitas pessoas, que também garante uma maneira de aumentar a interação entre os colaboradores. 

Para esse momento, o RH pode organizar o sorteio dos nomes, estabelecer um valor máximo para os presentes e definir as regras da brincadeira. 

Durante o evento, é importante ter um momento para que os participantes possam revelar seus amigos secretos e entregar os presentes escolhidos, criando uma boa sensação de expectativa entre os colegas.

Sorteios de brindes e prêmios

Outra ideia interessante para a festa de fim de ano é realizar sorteios de brindes e prêmios. Isso contribui para a motivação dos colaboradores durante – e até mesmo após – o evento, pois gera um senso de gratidão e pertencimento. 

O RH pode pensar em diversos itens para isso, como eletrônicos, vale-compras, experiências de lazer ou produtos personalizados, e organizar momentos de entrega ao longo do evento. 

Para isso, basta distribuir cupons numerados aos participantes no início da festa, realizar os sorteios, anunciar os ganhadores e entregar os prêmios para garantir a animação dos presentes.

Espaço Kids para colaboradores com filhos

Disponibilizar um espaço para divertir as crianças é uma maneira de tornar a festa de final de ano mais inclusiva para todas as famílias, além de demonstrar uma sensibilidade por parte da empresa. 

Nesse caso, o RH pode contratar monitores para cuidar das crianças e planejar atividades recreativas adequadas à idade dos pequenos. 

Além disso, vale reservar uma área para montar brinquedos e jogos, onde elas possam se divertir e interagir, enquanto os pais aproveitam a festa com tranquilidade e a certeza da segurança de seus pequenos.

Espaço kids festa de fim de ano

Conclusão

Com certeza, a festa de fim de ano da empresa é uma oportunidade para celebrar o sucesso coletivo e fortalecer os vínculos entre os colaboradores. O RH tem papel importante nesse cenário, desde a coordenação, até o momento do evento, sem deixar, claro, de aproveitar a comemoração também.

Portanto, ao planejar esse evento, lembre-se de valorizar o espírito de equipe, a diversão e o reconhecimento, transformando-o em um momento de celebração que motivará todos os colaboradores para os desafios que virão no próximo ano.

Aqui, na Zetra, valorizamos a celebração de momentos especiais como esse. E, caso você precise de mais ideias criativas para comemoração empresarial, confira o nosso artigo: Aniversário da empresa: 9 ideias criativas para comemorar!

Perguntas frequentes sobre festa de fim de ano

Confira as principais respostas para as dúvidas comuns sobre festa de fim de ano na empresa.

O que fazer na festa de final de ano da empresa?

Na festa de fim de ano da empresa, você pode premiar os destaques do ano, promover brincadeiras, jogos, proporcionar momentos de conversa, entre outras atividades.

O que fazer para funcionários no final de ano?

Além da festa de fim de ano, você pode presentear os funcionários com bonificações, fazer atividades de integração e promover um clima de reconhecimento.

Como se chama a festa de fim de ano na empresa?

A festa de fim de ano na empresa pode ser chamada de confraternização de final de ano, festa de confraternização empresarial ou evento de fim de ano da empresa.

Leia também:

Conheça o eConsig

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato.