Exemplos de employer branding: 4 cases de sucesso

Descubra o que Google, Heineken, Netflix e Microsoft fizeram para se tornar exemplos de employer branding e referências entre marcas empregadoras!

Sabemos que a competição por talentos é acirrada no mercado de trabalho, mas as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de serem reconhecidas como exemplos de employer branding para se destacar nesse cenário.

Ser uma marca empregadora é, hoje, uma das principais estratégias para atrair, reter e engajar os melhores talentos disponíveis no mercado.

Aqui, você verá como algumas empresas estão implementando na prática as estratégias e se destacando na multidão.

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Vamos lá?

O que é ser uma marca empregadora?

Significa ser reconhecida como uma organização que valoriza seus colaboradores, com um ambiente de trabalho positivo, oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, além de benefícios que promovam o bem-estar no trabalho e a satisfação dos funcionários.

Ou seja, ser uma marca empregadora vai além de oferecer um local onde as pessoas trabalham, afinal, para atrair talentos qualificados, aumentar a retenção de colaboradores e ter uma cultura organizacional positiva, é preciso fazer mais do que o básico. 

Investir em employer branding significa comunicar sua identidade, valores e missão de forma consistente, tanto internamente, para seus colaboradores atuais, quanto externamente, para candidatos e outros stakeholders.

Na prática, isso inclui o desenvolvimento de uma cultura organizacional forte, um bom posicionamento nas redes sociais e em eventos do setor, entre outros elementos que apresentaremos mais adiante.

Como divulgar a marca empregadora e ser exemplo de employer branding?

Exemplo de employer branding

Saber como divulgar a marca empregadora é importante para atrair talentos e construir uma boa reputação no mercado de trabalho. Para ser um dos exemplos de employer branding, você precisará:

  1. Manter uma presença online

    Ter um site corporativo atualizado, com conteúdo sobre a cultura organizacional, benefícios, oportunidades de carreira, além de uma presença ativa nas redes sociais.

  2. Fazer campanhas de employer branding

    Promover a marca empregadora, destacando seus valores, diferenciais e oportunidades dadas aos colaboradores através de vídeos institucionais, depoimentos e participação em eventos da área. Pode até ser através da comemoração do aniversário da empresa.

  3. Participar de eventos e feiras de emprego

    Aumentar a visibilidade, interagir com candidatos, compartilhar informações sobre a cultura organizacional e iniciar relacionamentos com talentos.

  4. Criar programas de indicação de funcionários

    Aindicação interna, além de ser uma fonte confiável de talentos mais alinhados à cultura, também fortalece o senso de pertencimento e engajamento dos colaboradores.

  5. Fazer parcerias com instituições de ensino

    Participar de eventos acadêmicos, oferecer palestras, workshops e oportunidades de estágio.

  6. Monitorar a reputação online

    Responder aos feedbacks de funcionários em sites de avaliação de empregadores, como Glassdoor e Love Mondays, faz parte do gerenciamento.

  7. Kits de boas-vindas

    entregar kits úteis e criativos, que reforcem o posicionamento da marca, durante o onboarding de novos colaboradores, é uma maneira de incentivar o engajamento e, consequentemente, o compartilhamento de experiências positivas com a empresa.

  8. Benefícios corporativos

    oferecer benefícios relevantes também ajuda no alcance e na relevância da sua marca como empregadora, uma vez que confirma o compromisso da empresa com o bem-estar e saúde financeira dos seus colaboradores.

Leia mais: Employer branding: como reter e atrair talentos.

Qual a diferença entre employer branding e endomarketing?

O employer branding trabalha a percepção sobre a empresa dentro e fora da organização. Já o endomarketing concentra-se na comunicação interna, buscando um ambiente de trabalho mais colaborativo, motivador e produtivo.

Então, embora relacionados, já que visam fortalecer a relação entre a empresa e seus colaboradores, são conceitos distintos. 

Dessa forma, o employer branding envolve a criação de uma imagem positiva e atrativa da organização, que se posiciona como um ótimo lugar para se trabalhar, destacando sua cultura, valores e oportunidades oferecidas aos funcionários.

Por outro lado, o endomarketing está atento ao engajamento dos colaboradores, com a função de promover a cultura organizacional, alinhar os funcionários com os objetivos e valores da empresa, além de motivá-los a contribuir para o sucesso do negócio.

Leia mais: Endomarketing: entenda o que é, pilares e aplicações

4 exemplos de employer branding na prática

Agora, vamos analisar quatro empresas que obtiveram sucesso como marca empregadora no mercado. São elas:

  1. Google;
  2. Heineken;
  3. Netflix;
  4. Microsoft.

Confira em detalhes:

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Google

O Google é uma referência em employer branding. Sua cultura inovadora, benefícios corporativos diferenciados e oportunidades de crescimento contínuo tornam a empresa altamente atrativa para profissionais em todo o mundo. 

Para avaliar as pessoas no processo de recrutamento, a empresa conduz boas entrevistas comportamentais e uma abordagem mais consistente de avaliação. Ela afirma que prefere identificar candidatos que tenham um conjunto específico de capacidades e que sejam adequados para o Google.

Ainda como parte do processo, para que os candidatos vejam como é trabalhar no Google, eles podem conversar com os colaboradores da empresa. Isso ainda ajuda o recrutador a ver como os candidatos podem colaborar e se integrar à organização.

Além disso, seu ambiente de trabalho criativo e inclusivo promove a diversidade, o trabalho em equipe e a liberdade de pensar, tornando-a uma das empresas mais desejadas para se trabalhar.

Por fim, a empresa utiliza o modelo 70/20/10, onde cada funcionário dedica 10% do seu tempo ao desenvolvimento profissional, 20% às próprias ideias e 70% às tarefas da empresa. Isso cria um senso de pertencimento aos colaboradores da empresa.

Heineken

A Heineken é conhecida por sua cultura organizacional e por investir no desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. 

Como forma de fortalecer o employer branding, a empresa lançou a campanha Go Places em 2016, atualizando-a em 2019, para divulgar histórias de funcionários em diversos cargos e ainda conta com entrevistas para candidatos apresentando a cultura da empresa, os convidando a se candidatar no perfil do LinkedIn.

Confira a campanha:

Com esse movimento, a empresa obteve 56% mais inscrições em seus processos seletivos, pois promoveu o senso de comunidade e o orgulho dos funcionários e candidatos.

Além disso, a empresa valoriza a criatividade, a diversidade e a inovação, criando um ambiente de trabalho inspirador. Seus programas de treinamento e desenvolvimento são reconhecidos por proporcionarem um grande crescimento para os funcionários.

Netflix

A Netflix revolucionou não apenas a forma como consumimos entretenimento, mas também como enxergamos o employer branding. 

A empresa é conhecida por sua cultura de liberdade e responsabilidade, centralizada nos colaboradores, onde eles têm autonomia para tomar decisões e inovar dentro da empresa. 

Para além do escritório, a marca se posiciona nas redes sociais para estar mais próxima de seu público, com a campanha WeAreNetflix no X (antigo Twitter), Instagram e Facebook.

Para isso, a empresa oferece benefícios como a licença parental estendida para o tempo que for necessário com a criança no primeiro ano de vida.

Microsoft

Fundada em 1975, a Microsoft é uma líder global de tecnologia e também um dos exemplos de employer branding, especialmente devido ao seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável. 

A empresa oferece programas de benefícios e incentivos, além de investir na capacitação de seus funcionários. 

Mas, além disso, ela funciona como uma oficina de ideias com o “Microsoft Garage” que tem o objetivo de “encontrar a próxima coisa sem a qual você não pode viver”, que incentiva a inovação, colaboração, engajamento e a capacidade de resolução de problemas.

Além disso, sua cultura promove um ambiente estimulante, onde os colaboradores são incentivados a alcançar seu pleno potencial. 

Conclusão

Vimos através de exemplos de employer branding como ele é essencial para atrair e reter talentos qualificados dentro de uma organização e, finalmente, torná-la uma marca empregadora forte dentro do mercado.

A Zetra sabe como é importante estar consolidada no mercado e, por isso, investe em ações para fortalecer sua marca a cada dia. Se você deseja conhecer as melhores estratégias para unir Employer branding + Cultura, baixe nosso e-book gratuito agora mesmo!

Continue aprendendo:

Perguntas frequentes

Confira as respostas para as principais dúvidas sobre os exemplos de employer branding.

O que é employer branding: dê exemplos

Marcas empregadoras são empresas que implementaram com sucesso estratégias para promover sua imagem como empregadoras. Alguns exemplos são Google, Heineken, Netflix e Microsoft.

Como fazer employer branding?

É necessário entender a cultura organizacional da empresa, identificar seus diferenciais como empregadora e comunicar esses aspectos de forma clara e atrativa para o público-alvo.

O que é ser uma marca empregadora?

Significa ser reconhecida como um local de trabalho desejável, onde os colaboradores se sentem valorizados, engajados e motivados a contribuir para o sucesso da empresa.

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