Atração de talentos: 5 estratégias para atrair os melhores profissionais
Descubra que, para contar com os melhores profissionais é preciso, primeiro, encantá-los. Veja, aqui, dicas para melhorar a atração de talentos e um passo a passo para fazer na prática.
Gestores de RH e recrutadores precisam parar de apenas sonhar com os melhores profissionais. Por sua vez, é interessante que eles comecem a ir atrás dessas pessoas por meio das melhores práticas de atração de talentos.
Com isso, sua equipe fortalece as operações, a empresa consegue se posicionar melhor no mercado e mais trabalhadores qualificados passam a prestar atenção na sua marca.
É um ciclo que, com uma boa estratégia, pode se tornar contínuo. E, ao longo deste conteúdo, vamos mostrar quais ações podem ser implementadas, tanto na cultura organizacional quanto nas práticas de recrutamento e seleção, para promover uma ótima atração e a retenção de talentos!
Vamos lá?
O que é a atração de talentos?
A atração de talentos é o processo pelo qual as empresas identificam, abordam e recrutam profissionais qualificados para ocupar vagas dentro da organização.
Na prática, esse processo vai além de apenas divulgar as vagas porque envolve pensar quais estratégias podem tornar a empresa mais atrativa para esses candidatos talentosos.
Daí, a importância em cuidar desse processo como um verdadeiro marketing de recrutamento, que explora os diferenciais da empresa de dentro para fora, trabalhando tanto o endomarketing, quanto o employer branding.
E, consequentemente, que vai promover o desenvolvimento de todos por meio de uma cultura mais colaborativa.
Por que trazer novos talentos é tão importante?
Atrair novos talentos, geralmente, é um ponto tático para diversas empresas, já que profissionais qualificados trazem consigo novas ideias, perspectivas diferentes e habilidades que podem impulsionar a organização para novos patamares.
Só que essa capacidade — desafiadora — de atração de talentos precisa ser trabalhada contínua e estrategicamente. Especialmente, porque o Brasil é um país tradicionalmente complexo para esse tipo de planejamento.
E sabe por quê? O país lidera o ranking global de turnover e, entre os principais motivos para tantos desligamentos voluntários, são destacadas principalmente:
- Qualidade do clima organizacional;
- Baixo (ou nulo) alinhamento de expectativas;
- Questões como o reconhecimento e a ausência de planos de carreira.
E esse cenário, além de gerar custos desnecessários com rotatividade, treinamentos e outras ações, prejudica também o desempenho das equipes dentro da empresa.
Por outro lado, com uma equipe de alta performance, a empresa ganha em produtividade, redução de processos desnecessários e aumenta sua competitividade no mercado, trazendo melhores resultados.
De fato, esses são motivos capazes de serem trabalhados no início do processo de recrutamento e seleção a fim de qualificar ainda mais a atração e retenção de talentos.
O que fazer para atrair talentos?
Para assumir a frente desse trabalho, reunimos algumas dicas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia da sua empresa. Confira quais são:
- Oferecer benefícios atrativos;
- Fortalecer a marca empregadora;
- Usar tecnologias avançadas;
- Criar anúncios de vaga atrativos;
- Oferecer flexibilidade.
Agora, veja cada uma delas em detalhes:
1. Oferecer benefícios atrativos
Oferecer um pacote de benefícios corporativos é uma das formas mais assertivas de atrair bons talentos.
Nesse pacote estão inclusos benefícios altamente valorizados pelos profissionais, como:
- Plano de saúde;
- Plano odontológico;
- Auxílio-educação;
- Programas de bem-estar.
Adicionalmente, benefícios financeiros, como bônus de desempenho e acesso a um crédito mais barato como o consignado, são muito desejados.
É, ao menos, o que aponta a 3ª edição do levantamento “Hábitos e Impactos da Saúde Financeira dos Trabalhadores”, que revelou algo impressionante: mais de 60% dos trabalhadores não têm dinheiro, no final do mês, após pagar as suas contas.
Nesse sentido, também foi observado que 42% dos entrevistados consideram o crédito consignado como um benefício prioritário. Esse é, inclusive, um dos diferenciais do eConsig e que pode contribuir, ativamente, para a sua empresa ter melhor capacidade de atração de talentos.
Saiba mais aqui: Crédito consignado: como o benefício ajuda o colaborador?
2. Fortalecer a marca empregadora
Ter uma marca empregadora significa que os candidatos e funcionários têm uma boa percepção sobre a empresa como um ótimo lugar para trabalhar — o chamado employer branding.
Portanto, é importante que a sua equipe fortaleça a marca a partir de:
- Uma cultura corporativa positiva;
- Uma vivência real dos valores e da missão da empresa;
- Ao compartilhar histórias de sucesso dos colaboradores.
O motivo para isso é simples: empresas com uma marca empregadora forte atraem mais candidatos qualificados e reduzem a rotatividade de colaboradores.
Para se ter ideia, segundo o LinkedIn, 75% dos candidatos consideram o employer branding das empresas antes de aplicar para a vaga de emprego.
Sobre esse assunto, comece por aqui: Exemplos de employer branding: 4 cases de sucesso
3. Usar tecnologias avançadas
A tecnologia pode ser uma grande aliada na atração de talentos, sabia? Ferramentas de inteligência artificial (IA) — como o LinkedIn Talent Insights — permitem que as empresas identifiquem e abordem candidatos de forma mais assertiva.
Essas soluções, inclusive, ajudam a:
- Analisar e identificar tendências do mercado de trabalho;
- Encontrar os candidatos mais qualificados de maneira mais rápida.
Além disso, ferramentas de ATS (Application Tracking System) inteligente, soluções de onboarding, processo seletivo via plataformas online, entrevistas por vídeo e outras práticas também são recursos importantes no momento decisivo de atração de talentos na empresa.
Mas os exemplos acima são apenas a superfície de possibilidades que as ferramentas digitais trazem para o RH. Conheça outras tecnologias que podem ajudar a inovar o setor, aqui!
4. Criar anúncios de vaga atrativos
Anúncios de vaga bem elaborados podem servir, ativamente, para a atração de talentos. É importante, em primeiro lugar, que eles sejam:
- Objetivos, trazendo o nome, os requisitos necessários e o descritivo da vaga;
- Transparentes ao demonstrar o que, de fato, a empresa busca;
- Atrativos ao destacarem as responsabilidades da posição e os benefícios oferecidos.
Nesse sentido, usar técnicas de marketing de recrutamento pode fazer a diferença, como, por exemplo: o uso de boas descrições, palavras-chave que facilitem a busca do seu público na internet ou mesmo a aplicação de elementos visuais nas chamadas dos anúncios.
5. Oferecer flexibilidade
A flexibilidade no local de trabalho é um dos principais atrativos para os profissionais atualmente, principalmente para os jovens. Atualmente, 43% dos brasileiros estão em busca de trabalhos mais flexíveis.
Sendo assim, oferecer opções de trabalho remoto, anywhere office, horários flexíveis e políticas de férias mais liberais pode atrair candidatos que valorizam esses pontos, principalmente em relação à vida pessoal.
Já apontamos, inclusive, que esse alinhamento com as expectativas com o mercado é um grande fator para melhorar a sua atração de talentos.
Conclusão
Gestores de RH e Recrutadores precisam adotar algumas estratégias para promover a atração de talentos — como as 5 dicas que compartilhamos nesse conteúdo.
Essas práticas ajudam a atrair os melhores profissionais, contribuem para a retenção e satisfação dos colaboradores, o que promove um ambiente de trabalho saudável e produtivo em longo prazo.
Dessa forma, implementar essas ações pode transformar a capacidade de atração de talentos em um ciclo contínuo e sustentável, posicionando sua empresa como um empregador de escolha no mercado.
E se precisar de um auxílio mais aprofundado sobre o tema, aproveite o nosso e-book sobre a gestão de talentos, com as melhores estratégias para atrair, desenvolver e reter os melhores profissionais do mercado!
Perguntas frequentes
Aprenda rapidamente conosco, com algumas das questões mais feitas na internet com relação à atração de talentos!
O processo de captação de pessoas envolve identificar, atrair e recrutar profissionais qualificados para preencher vagas dentro de uma organização.
São métodos e práticas utilizadas para atrair, avaliar e selecionar candidatos qualificados para ocupar posições na empresa, garantindo a adequação entre o perfil do candidato e as necessidades da organização.
Aquisição de talentos refere-se ao conjunto de estratégias e práticas voltadas para identificar, atrair e contratar profissionais com as habilidades e competências necessárias para contribuir com o sucesso da empresa.
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